"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



terça-feira, 10 de maio de 2016

Assembleia de Westminster

Abadia de Westminster

Por setenta e cinco anos os puritanos vinham insistindo para que a Igreja da Inglaterra tivesse uma forma de governo, doutrinas e culto mais puros. Assim, o Parlamento convocou a Assembleia de Westminster. Os 121 pastores convocados para constituir essa Assembleia eram os mais preclaros homens da Igreja daquela época - episcopais, presbiterianos, independentes e erastianos - quase todos calvinistas. A lista original incluía os nomes de 10 Lordes e 20 membros da Câmara dos Comuns como membros leigos. Os 121 teólogos eram homens de todos os matizes de opinião quanto ao governo da Igreja. A maioria era a favor da forma presbiteriana, muitos desejavam a forma congregacional e uns poucos defendiam a forma episcopal. Essa questão gerou os debates mais longos e acalorados da Assembleia, que se reuniu na Abadia de Westminster, em Londres, a partir de 1º de julho de 1643. Os trabalhos se estenderam por cinco anos e meio, durante os quais houve mais de mil reuniões do plenário e centenas de reuniões de comissões e subcomissões. A Assembleia de Westminster caracterizou-se não somente pela erudição teológica, mas por uma profunda espiritualidade. Gastava-se muito tempo em oração e tudo era feito em um espírito de reverência. Cada documento produzido era encaminhado ao parlamento para aprovação, o que só acontecia após muita discussão e estudo. 

Os chamados “Padrões Presbiterianos” elaborados pela Assembleia foram os seguintes:

• Diretório do Culto Público: concluído em dezembro de 1644 e aprovado pelo parlamento no mês seguinte. Tomou o lugar do Livro de Oração Comum. Também foi preparado o Saltério: uma versão métrica dos Salmos para uso no culto (novembro de 1645).

• Forma de Governo Eclesiástico: Concluída em 1644 e aprovada pelo parlamento em 1648. Instituiu a forma de governo presbiteriano em lugar da episcopal, com seus bispos e arcebispos.

• Confissão de Fé: concluída em dezembro de 1646 e sancionada pelo parlamento em março de 1648.

• Catecismo Maior e Breve Catecismo: concluídos no final de 1647 e aprovados pelo parlamento em março de 1648. 

*Confissão de Fé de Westminster comentada, A.A.Hodge, Editora Os puritanos.
*Instituto Presbiteriano Mackenzie - Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper.

*Visite a Igreja Presbiteriana do Brasil no Champagnat
Rua Desembargador Otávio do Amaral, 885 – Curitiba/PR
(41) 3023-5896

Nenhum comentário:

Postar um comentário