"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



terça-feira, 26 de julho de 2016

Somente pela Fé em Cristo Jesus

Somente pela Fé em Cristo Jesus
“Sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Cristo Jesus, também temos crido em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois, por obras da lei, ninguém será justificado” (Gl 2.16).
Neste texto o apóstolo Paulo não quer simplesmente dizer que as cerimônias ou obras de alguma espécie são insuficientes sem o auxílio da fé, senão que rebate a negação dos oponentes com uma afirmação que denota exclusividade, como se dissesse: “Não pelas obras, mas unicamente pela fé em Cristo”. Do contrário, sua afirmação teria sido trivial e irrelevante. Pois os falsos apóstolos não rejeitavam a Cristo e nem a fé, senão que exigiam que as cerimônias fossem juntadas a Cristo e a fé. Tivesse o apóstolo Paulo admitido essa conjunção, e estariam eles perfeitamente de acordo, e assim não teriam necessidade de perturbar a Igreja com esse desagradável argumento. Portanto, que fique estabelecido que essa proposição denota exclusividade, ou seja: não somos justificados de alguma outra forma, senão pela fé, ou, o que vem a ser a mesma coisa, somos justificados unicamente por meio da fé. Daqui se faz evidente quão insensatos são atualmente nossos opositores, digladiando contra nós acerca do termo “somente”, como se o tivéssemos inventado. O apóstolo Paulo era completamente alheio à teologia dos que afirmam que uma pessoa é justificada mediante a fé, e todavia atribuem às obras uma parte da justiça. Paulo nada sabia de tal meia-justiça. Pois quando nos diz que somos justificados por meio da fé, visto não podermos ser justificados por meio das obras, ele toma por certo o que é verdadeiro, ou seja, que não podemos ser justificados através da justiça de Cristo, a menos que sejamos destituídos de nossa justiça pessoal. Enquanto a fé está sozinha, dissociada de qualquer outra graça, ela é o único instrumento da justificação, contudo nunca está sozinha na pessoa justificada, mas embora autêntica, é sempre acompanhada de todas as demais graças cristãs. “Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo?” (Tg 2.14). Paulo e Tiago estão falando de coisas distintas. Tiago ensina que a fé que é sozinha – isto é, a fé morta – não justificará. Ele está argumentando contra cristãos nominais. Paulo usa o verbo “justificar” no sentido de justificação divina do pecador; cujo pré-requisito é a fé, e não as obras. Tiago usa o verbo “justificar” no sentido de prova verdadeira e real; sentido em que a fé é justificada ou provada ser verídica através das obras. Amém!
Pr. José Rodrigues Filho
*Gálatas, João Calvino – Edições Paracletos
*Confissão de Fé de Westminster Comentada, A.A.Hodge – Editora Os Puritanos

*Visite a Igreja Presbiteriana da Silva Jardim - Curitiba/PR
Av. Silva Jardim, 4155 – Seminário
(41)3242-8375

Um comentário: