"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Arrependimento: Mudança de Mente


Arrependimento: Mudança de Mente
“Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem” (Rm 12.20,21).

Arrependimento para a vida só pode ser exercido pelo homem depois e em consequência de sua regeneração efetuada pelo Espírito Santo. Deus regenera; e nós, no exercício da nova e graciosa capacidade assim comunicada, nos arrependemos. O arrependimento é, como a fé, um dom de Deus a nós comunicado em virtude de Cristo, bem como um dever a nós imposto pelo próprio Senhor. “Foi Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho de Deus, dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus esta próximo; arrependei-vos e crede no evangelho” (Mc 1.14,15). 

A essência do arrependimento consiste em nossa real conversão de todo pecado para Deus. É aquele retorno prático ou "conversão" do pecado para Deus, que é a necessária consequência da regeneração. É um voluntário abandono do pecado como mau e odioso, com sincera tristeza, humilhação e confissão; e um regressar para Deus como nosso Pai reconciliado, no exercício da fé nos méritos e assistente graça de Cristo. Isso é caracterizado por “Mudança de Mente”, incluindo evidentemente, mudança de pensamento, sentimento, vontade e propósito, correspondendo ao nosso novo caráter como filhos de Deus. 

O amor seja sem hipocrisia. Detestai o mal, apegando-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. No zelo, não sejais remissos; sede fervorosos de espírito, servindo ao Senhor; regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes; compartilhai as necessidades dos santos; praticai a hospitalidade; abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis. Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram. Tende o mesmo sentimento uns para com os outros; em lugar de serdes orgulhosos, condescendei com o que é humilde; não sejais sábios aos vossos próprios olhos. Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens; se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens; não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor. Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem” (Rm 12.9-21). 

Amém!

Rev. José Rodrigues Filho

Confissão de Fé de Westminster Comentada – A.A.Hoge, Editora Os Puritanos

*Visite a Igreja Presbiteriana do Brasil no Champagnat
Rua Desembargador Otávio do Amaral, 885 – Curitiba/PR
(41) 3023-5896

Nenhum comentário:

Postar um comentário