"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Servindo uns aos Outros

Servindo uns aos Outros
“Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; ao contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor” (Gl 5.13).

Como reagimos diante de uma fiel exposição da doutrina da Justificação? Nada nos distingue com maior proeminência do que a resposta que damos como consequência do entendimento que temos desta doutrina. A redescoberta da doutrina da Justificação pela fé transformou a vida de multidões. “A fé, assim recebendo e assim se firmando em Cristo e na justiça dele, é o único instrumento de justificação; ela, contudo não está sozinha na pessoa justificada, mas sempre anda acompanhada de todas as outras graças salvadoras; não é uma fé morta, mas que age através do amor” (CFW. XI.ii ). 

A compreensão e a aceitação da doutrina da Justificação pela Fé somente, bem como o exercício das outras graças que a acompanham é essencial à nossa identidade e testemunho como verdadeiros cristãos - “sal da terra e luz do mundo” (Mt 5.13-16). 

Considere o que escreveu Martinho Lutero: “Se a graça da fé não for pregada, ninguém será salvo, pois somente a fé justifica e salva. Por outro lado, quando a fé é pregada como deve ser, a maioria das pessoas entende esse ensino de maneira mundana. Eles transformam a liberdade do Espírito em liberdade da natureza pecaminosa. Pode-se ver isso hoje em todas as classes sociais, sejam mais altas ou mais baixas. Todos se orgulham de serem evangélicos e louvam a liberdade cristã, mas, ao mesmo tempo, seguem seus próprios desejos, voltam-se para a cobiça, a lascívia e o orgulho, a inveja e assim por diante. Ninguém desempenha sua tarefa fielmente. Ninguém serve aos outros em amor. Esse comportamento vergonhoso me deixa tão impaciente que frequentemente desejo que tais porcos que pisoteiam pérolas com os pés ainda estivessem sob a tirania de Roma. É praticamente impossível para essas pessoas de Gomorra serem governadas pelo evangelho da paz. Nós sabemos que o Maligno persegue aqueles de nós que têm a Palavra de Deus. Afinal, ele mantém todos os outros cativos e está ansioso para acabar com essa liberdade do Espírito ou, pelo menos, transformá-la em uma vida desregrada. Como Pedro diz: “Vivam como pessoas livres, mas não usem a liberdade como desculpa para o mal; vivam como servos de Deus (1Pe 2.16)

Deus nos abençoe!

Pr. José Rodrigues Filho

*Aula de Escola Dominical na IPChampagnat (26.11.2017)
*Confissão de Fé de Westminster
*“Somente a Fé” -  Martinho Lutero (1483-1545) - Editado por J.C.Calvin, Editora Ultimato

*Visite a Igreja Presbiteriana da Silva Jardim - Curitiba/PR
Av. Silva Jardim, 4155 – Seminário
(41)3242-8375

Nenhum comentário:

Postar um comentário