"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



quinta-feira, 25 de abril de 2013

A Bênção do Senhor

Igreja Presbiteriana Betel
Cultos: Domingos às 09h30 e 19h00

A BÊNÇÃO DO SENHOR
“A graça seja com todos vós” (Hb 13:25).

Amados irmãos, quando anunciamos o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo e aconselhamos o exercício dos meios da graça, nós o fazemos na esperança de que Deus abençoe o que Ele mesmo ordenou. Porém, não podemos saber o que realmente se passa na mente e no coração das pessoas a quem ministramos. Podemos pregar-lhes com fidelidade a Palavra de Deus, mas não temos o poder para fazer com que nasçam de novo e recebam a unção do Espírito. Podemos aplicar-lhes a água do batismo, mas não podemos lavar-lhes a alma. Podemos entregar-lhes o pão e o vinho da Ceia do Senhor; todavia, não podemos capacitá-los a apropriar-se pela fé do corpo e do sangue de Cristo. Podemos ir até certo ponto, mas nada além do que está determinado por Deus. Nenhum homem, por mais poderoso que seja, é capaz de transformar o coração de outro homem. Somente Cristo Jesus, o Senhor da Igreja pode fazê-lo. Esta área pertence a Deus. Muitos ouviram bons sermões, será que ouviram também a voz do Bom Pastor? Muitos receberam o batismo com água, mas receberam também o batismo com o Espírito Santo e com fogo? Muitos participaram da Eucaristia, foram todos nutridos espiritualmente? Muitos constam na relação do rol de membros da igreja, estão todos inscritos no Livro da Vida? Atente para as bênçãos do Senhor da Igreja: Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo (Ef 1:3-14). Nós, ministros de Deus, só podemos anunciá-las. “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo” (2Co 13:13), o entendimento das Escrituras e as riquezas do Senhor da terra e céus sejam com todos vós. Medita nestas coisas! Amém. 

Rev. José Oliveira Filho

Rua Nelson Ferreira da Luz, 261 – C. Comprido – Curitiba,PR  -  Cep: 81220-130

sexta-feira, 19 de abril de 2013

O Espírito Santo é Deus

Igreja Presbiteriana Betel
Cultos: Domingos às 09h30 e 19h00

O ESPÍRITO SANTO É DEUS
“Não mentistes aos homens, mas a Deus” (At 5:4).

Amados irmãos, precisamos ter um entendimento mais profundo do ensino bíblico sobre a Pessoa e obra do Espírito Santo. Os cristãos tradicionais, os reformados, em geral, são acusados de negligenciar esses aspectos. Sem dúvida, com receio dos excessos ocorridos nos movimentos carismáticos. A vida que não tem lugar para o Espírito Santo não é vida cristã. Os verdadeiros filhos de Deus são guiados pelo Espírito de Deus (Rm 8:14). Em seu coração há lugar para o Espírito Santo? Você tem intimidade com Ele? Você tem feito menção dEle em seu testemunho diário? Você que professa conhecer Deus Pai e Deus Filho, também conhece Deus Espírito Santo? Os cristãos da Igreja Primitiva conheciam o Espírito Santo e não temiam dar testemunho a Seu respeito. Em nossos dias existe muita inquietação sobre este assunto, isso é compreensível porque algumas “igrejas” transformaram o Evangelho de Cristo em outro evangelho - o evangelho do Espírito Santo” (Gl 1:6-9). Temos afirmado que existe um só Evangelho verdadeiro que é o Evangelho de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A Boa Nova é “tudo sobre o que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar” (At 1:1). É obra da Pessoa do Espírito Santo glorificar a Cristo. “Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu” (Jo 16:14). Mas não devemos com isso ir ao extremo e ignorar Deus Espírito Santo, pois isso significaria ignorar todo o ensino da Bíblia. Não podemos como cristãos desconhecer a Pessoa do Espírito Santo, ficando na mesma condição daqueles que um dia disseram: “Nem mesmo ouvimos que existe o Espírito Santo” (At 19:2). O Espírito Santo é Deus a quem devemos honrar, obedecer, amar e adorar. Aleluia! Amém.

Rev. José Oliveira Filho

Rua Nelson Ferreira da Luz, 261 – C. Comprido – Curitiba,PR  -  Cep: 81220-130

sexta-feira, 12 de abril de 2013

O Espírito da Verdade

Igreja Presbiteriana Betel
Cultos: Domingos às 09h30 e 19h00

O ESPÍRITO DA VERDADE
“O Espírito da verdade, Ele vos guiará a toda verdade” (Jo 16:13).

Amados irmãos, o falso ensino nos cega quanto à verdade do Espírito. No 3º século d.C. surgiu uma heresia afirmando a não existência de Deus Espírito Santo antes do Pentecostes. E há os que defendem ser a Trindade Santa apenas nomes ou diferentes modos da manifestação de uma mesma Pessoa. A Igreja Cristã condenou essas heresias. Porém, ainda em nossos dias encontramos pessoas sem o devido conhecimento da Pessoa e obra Espírito de Deus. Não sabem explicar como Ele agia nos tempos do Antigo Testamento e qual a diferença e a semelhança em Sua atuação antes e depois do Pentecostes. Estamos conscientes de Sua extraordinária obra desde a criação do universo (Gn 1:1). Ele continua nos guiando a toda verdade e nos habilitando com poder e graça em nosso testemunho diário. “A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder” (1Co 2:4), disse o apóstolo Paulo. É obra do Espírito Santo convencer-nos do pecado, da justiça, e do juízo de Deus (Jo 16:8). 

O ser humano é o responsável por seu estado de rebelião contra Deus. Por nós mesmos, entorpecidos pelos enganos do pecado e “encantos” deste mundo, jamais seríamos convencidos da verdade. Só pelo Espírito da Verdade é que temos a mente iluminada e o coração transformado. O Seu propósito imediato nunca foi reformar as pessoas ou influenciar a sociedade para que vivam “dias melhores”. Ele nos faz nascer de novo. “Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo (Jo 3:7). “O Espírito da verdade, Ele vos guiará a toda verdade” (Jo 16:13), disse o Senhor JesusAmém.

Rev. José Oliveira Filho

Rua Nelson Ferreira da Luz, 261 – C. Comprido – Curitiba,PR  -  Cep: 81220-130

terça-feira, 2 de abril de 2013

O Novo Homem

Igreja Presbiteriana Betel
Cultos: Domingos às 09h30 e 19h00

O NOVO HOMEM
“E vos revistais do novo homem, criado segundo Deus” (Ef 4:24).
      
Amados irmãos, o pecado arruinou o homem deixando-o numa posição de culpado e condenado diante de Deus. “O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm 6:23). O cristão sabe que o pecado sempre traz consequências. Dar a devida atenção ao que Deus diz em Sua Palavra pode variar de intensidade na vida dos cristãos, mas a raiz deve estar presente na alma de cada um deles. Como você se sente em relação aos meios que Deus estabeleceu para o seu crescimento espiritual? O que significa pra você a leitura e o estudo das Escrituras, a comunhão dos santos e os cultos, o ouvir e o meditar na pregação da Palavra de Deus, a oração e a participação na Ceia do Senhor? Esses meios da graça são importantes ou você bem que poderia passar por esta vida sem eles?  Você tem consciência que é pecado negligenciar o crescimento na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo? (2Pe 3:18). Uma palavra de advertência a todo aquele que não considera com seriedade estas coisas: "Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos, obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração” (Ef 4:17,18). “E vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade” (Ef 4:23,24). Abandonados em nós mesmos resistimos à graça de Deus, mas quando o Espírito de Deus age em nosso coração, iluminando os olhos do nosso entendimento, criando em nós uma vontade renovada, o que antes era indesejável torna-se mais doce que o mel. O novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade faz uso dos meios da graça, mortifica o pecado e vive para a glória de Deus. Medita nestas coisas!

Rev. José Oliveira Filho

Rua Nelson Ferreira da Luz, 261 – C. Comprido – Curitiba,PR  -  Cep: 81220-130