"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



sexta-feira, 5 de julho de 2013

O Propósito da Ceia do Senhor

Igreja Presbiteriana Betel
Cultos: Domingos às 09h30 e 19h00

O PROPÓSITO DA CEIA DO SENHOR

(1Co 11.23-32)

A Ceia do Senhor é um memorial dAquele que viveu e morreu por nós. É um momento de íntima comunhão com o nosso Senhor e Salvador. É uma proclamação do significado de Sua morte e um sinal da esperança que temos em Sua gloriosa volta.

A natureza sagrada e abrangente da Ceia do Senhor exige que a tratemos com a dignidade que ela merece. Era exatamente isso que a igreja de Corinto estava deixando de fazer. Eles estavam transformando a Ceia do Senhor num momento de escândalo e escárnio. Para reconduzi-los ao correto caminho o apóstolo Paulo fez uma maravilhosa apresentação do propósito da Santa Ceia.

“Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. Por semelhantemente modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim. Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha”.

A noite que o Senhor Jesus instituiu a Santa Ceia não foi uma noite comum. Não só por ser a Páscoa e Sua crucificação ser no dia seguinte, mas porque Seus discípulos estariam submetidos a um profundo exame de si mesmos; o traidor seria indicado e o seu pecado revelado (Mt 26.20-25). Sempre que a igreja de Cristo participa da Eucaristia há uma solene convocação ao exame de si mesma: “Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice; pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si [...] Porque, se nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. Mas, quando julgados, somos disciplinados pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo” (1Co 11.28-32).

Deus nos abençoe!

Pr. José Rodrigues Filho

Rua Nelson Ferreira da Luz, 261 – C. Comprido – Curitiba,PR  -  Cep: 81220-130 

Nenhum comentário:

Postar um comentário