"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Mistérios Ocultos e Revelados

Igreja Presbiteriana Betel
Cultos: Domingos às 09h30 e 19h00
Culto de Oração: Quartas-Feiras às 20h00

MISTÉRIOS OCULTOS E REVELADOS
“Ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos”(Lc 10.21).  

Amados irmãos, existem pessoas para as quais Deus ocultou os Seus mistérios; e outras, para as quais Ele as revelou. A verdade aqui ensinada, mesmo sendo simples e evidente, não deixa de ser profunda e misteriosa. Como podemos entendê-la? São muitos os que permanecem mortos em delitos e pecados, enquanto poucos recebem o dom da vida. Uma pequena parcela da humanidade compreende os mistérios de Deus, enquanto uma multidão permanece nas trevas da ignorância. Nós devemos anunciar os decretos de Deus. Somente em Cristo Jesus há salvação; todo o que nEle crê tem a vida eterna (Jo 3.16). O ser humano reivindica para si o livre arbítrio, mas não está disposto a admitir um Deus livre em Suas escolhas. As palavras do nosso Senhor Jesus são verdadeiras: “Ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado” (Lc 10.21). “Ninguém sabe quem é o Filho, senão o Pai; e também ninguém sabe quem é o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar” (Lc 10.22). Todos nós devemos levar em consideração que, os atos soberanos de Deus não anulam a responsabilidade humana. O mesmo Deus que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade sempre lidará com os homens como seres responsáveis, cujo sangue cairá sobre suas próprias cabeças, se não houver convencimento do pecado, arrependimento e fé. Não podemos compreender toda a maneira de Deus agir, conhecemos em parte o que Ele nos revelou. Mas devemos descansar na convicção de que o Dia do Juízo está próximo, neste Dia seremos mais esclarecidos sobre todas as coisas. O Justo Juiz de toda terra não falhará em Seu julgamento final. Enquanto isso, devemos anunciar que Deus oferece salvação ampla, gratuita e completa a todos os homens. Feliz é aquele que vive de acordo com a vontade soberana de Deus revelada em Sua santa Palavra. “Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus” (Mt 5.3). Medita nestas coisas!

Rev. José Oliveira Filho

Rua Nelson Ferreira da Luz, 261 – C. Comprido – Curitiba,PR  -  Cep: 81220-130

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

A Beleza dos Jovens e a Glória dos Velhos


A BELEZA DOS JOVENS E A GLÓRIA DOS VELHOS
“A beleza dos jovens está na sua força; a glória dos idosos, nos seus cabelos brancos”(Pv.20.29).

Idosos e jovens: dois grupos que naturalmente estão em extremos opostos na jornada da vida. De um lado os jovens começando a construir suas vidas realizando o processo de integração que os converte em membros úteis da sociedade. Do outro, os idosos a terminarem a carreira após, em grande parte, completarem sua contribuição para com a sociedade. Os jovens são fortes e belos. Os idosos são provados e experientes. Ambos, nos diz a Bíblia, são especiais. Não é, todavia, assim nesta sociedade que desconsidera os referenciais absolutos da Sabedoria e da Verdade. A Sabedoria tem demonstrado que jovens não se fazem, de fato, fortes e belos quando desprezam o legado dos seus pais, e não reconhecem nem valorizam a glória dos seus velhos. A Verdade comprova que jovens não crescem fortes e belos quando os idosos se tornam apenas velhos irresponsáveis, despudorados, feitos coisa dispensável, sem conselhos, sem testemunho, nada mais a contribuir. O versículo que encima nosso texto corrige a crença tão arraigada no ser humano de que há uma etapa da vida que é melhor do que a outra. Cada etapa da vida é especial e trazem consigo seus próprios valores, desafios e beleza. Se, porém, tomarmos o que é a glória da juventude e a aplicarmos à velhice, seguramente teremos a opinião de que é uma fase muito triste. Idosos são pessoas que perdem, dia a dia, a vitalidade, a força e o brilho que em outro tempo possuíam em abundância. Da mesma maneira, se nosso ideal tem a ver com a beleza física, o corpo esculpido e o rosto reluzente, a tendência natural (para não dizer irracional) é negar e resistir com toda força o avanço inexorável dos anos. A Bíblia diz que a formosura dos velhos é, precisamente, sua velhice. Por trás das rugas e dos cabelos grisalhos, há toda uma vida de experiência, lutas e vitórias. Em seu rosto há uma história que merece ser contada e ouvida com respeito e valor. De seus erros e acertos há muitas lições a aprender. Aos nossos idosos devemos todo respeito porquanto têm corrido com perseverança a corrida da vida. Os jovens ainda não sabem se chegarão aonde eles têm chegado. O ancião, no reino de Deus, é valioso porque faz uma contribuição que o jovem, enquanto jovem, não pode fazer. Por isso, aos nossos filhos queridos, a beleza do conselho da Sabedoria: “Mostrem respeito pelos mais velhos. Honrem a presença de um idoso. Eu sou o Eterno” (Lv 19.32).

Rev. Josué Rodrigues (IPBetânia-Niterói/RJ).

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Conselho de Deus

Igreja Presbiteriana Betel
Cultos: Domingos às 09h30 e 19h00

CONSELHO DE DEUS
“Filho meu, não te esqueças dos meus ensinos”(Pv 3.1).

Amados irmãos, vamos dar atenção ao que Deus nos diz em Sua Palavra: “Filho meu, não te esqueças dos meus ensinos, e o teu coração guarde os meus mandamentos; porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz” (Pv 3.1-2). Que sábio conselho! É Deus nos exortando à vida abundante. Em Cristo Jesus temos “o caminho, e a verdade e a vida” (Jo 14.6); rejeitá-Lo é insensatez, é a ruína eterna. A incredulidade, a rejeição à Palavra de Deus, o apego ao pecado, o orgulho, o egoísmo e o amor pelas coisas deste mundo, causam estragos eternos à alma. Deus não tem prazer em infortúnios e o nosso Senhor Jesus nos convida ao descanso. “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mt 11.28-30). Todo aquele que vive em trevas é responsável diante de Deus por permanecer nessa condição. “O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más” (Jo 3.19). Como está a sua alma? Qual o seu estado de espírito? Você está cuidando ou arruinando a sua vida? Você está caminhando para o céu ou indo em direção ao inferno? O que você tem feito das oportunidades que Deus lhe dá? Você tem como expectativa uma vida longa e próspera? O que essas indagações sugerem à sua mente? Em Cristo Jesus e pelo poder do Espírito Santo, Deus tem dado aos Seus amados e queridos filhos a instrução, a sabedoria e a capacidade para viverem em paz e felizes. Não esqueça o ensino do Senhor, guarde no coração os Seus mandamentos. “Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal; será isto saúde para o teu corpo e refrigério, para os teus ossos. Feliz é o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento” (Pv 3.7-8,13). Medita nestas coisas!

Rev. José Oliveira Filho

Rua Nelson Ferreira da Luz, 261 – C. Comprido – Curitiba,PR  -  Cep: 81220-130

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

O Rochedo da Nossa Salvação

Igreja Presbiteriana Betel
Cultos: Domingos às 09h30 e 19h00

O ROCHEDO DA NOSSA SALVAÇÃO
“Saiamos ao seu encontro, com ações de graças”(Sl 95.2).

Amados irmãos, a compreensão da necessidade da vinda, encarnação e humilhação do Filho de Deus, a contemplação de Jesus Cristo em Sua misteriosa agonia, paixão e morte na cruz, a certeza de que Ele ressuscitou dos mortos, voltando para Sua glória eterna junto ao Pai; que enviou o Espírito Consolador para estar com a Sua Igreja e que em breve voltará – isso é para os filhos de Deus motivo de “alegria indizível e cheia de glória” (1Pe 1.8). “Celebrai com júbilo ao SENHOR todas as terras. Servi ao SENHOR com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico, Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele quem nos fez, e dele somos; somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio. Entrai por suas portas com ações de graças e nos seus átrios, com hinos de louvor; rendei-lhe graças e bendizei-lhe o nome. Porque o SENHOR é bom, a sua misericórdia dura para sempre, e, de geração em geração a sua fidelidade” (Sl 100). Como justificar a falta de júbilo em muitos cristãos? Devemos ter em mente o princípio de que a falta de júbilo é resultado do pouco conhecimento de Deus e de Suas maravilhas. Não há dúvida que uma fé fraca e uma prática cristã incoerente são duas grandes razões por que muitos cristãos desfrutam de tão pouco regozijo. Quando não conhecemos corretamente a Deus e não consideramos os Seus grandes feitos, segue-se necessariamente pouco ou nenhum regozijo. É claro que não podemos entender o significado completo de tudo o que há nas Escrituras, mas podemos conhecer Cristo Jesus, “o Rochedo da nossa salvação”; entender e admitir que Ele nos substituiu na cruz do Calvário, pagando com a morte o salário dos nossos pecados; que Ele é o eterno Sumo Sacerdote intercedendo por nós diante de Deus Pai, garantia de perseverança dos santos; e que assim como Ele subiu aos céus, retornará para buscar a Sua Igreja. Aleluia! “Vinde, cantemos ao SENHOR, com júbilo, celebremos o Rochedo da nossa salvação” (Sl 95.1). Medita estas coisas!

Rev. José Oliveira Filho

Rua Nelson Ferreira da Luz, 261 – C. Comprido – Curitiba,PR  -  Cep: 81220-130