"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



sexta-feira, 24 de abril de 2015

Pescadores de Homens

Igreja Presbiteriana Betel
Cultos: Domingos às 09h30 e 19h00

PESCADORES DE HOMENS
“Disse-lhes Simão Pedro:Vou pescar” (Jo 21.3).

Amados irmãos, nós encontramos neste texto os discípulos de Cristo envolvidos no trabalho de suas próprias mãos. Eles eram simples pescadores, sem grande patrimônio, sem investimentos; por isso não se envergonharam de retornar à sua antiga profissão para adquirir o seu sustento. A humildade dos apóstolos serve como instrumento para comprovar a origem divina do cristianismo. “Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus” (Mt 5.3). Estes homens, que trabalharam durante toda a noite em um barco, lançando e puxando suas redes sem nada pescar; estes homens, que sentiram a necessidade de trabalhar para obter o seu alimento, foram os principais fundadores da poderosa Igreja de Cristo. Eles foram verdadeiros “pescadores de homens”. “Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação dos séculos” (Mt 28.18-20). Estes foram os homens que sem um diploma de doutorado, mas com ousadia, confrontaram sistemas e impérios. Eles não se envergonharam do evangelho. Eles sabiam que a mensagem da Cruz de Cristo “é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê” (Rm 1.16). Estes foram os homens que em Éfeso, Atenas e Roma esvaziaram templos pagãos e converteram multidões, dando um novo sentido para as suas vidas. “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” (2Co 5.17). Será que alguém seria capaz de explicar esses fatos, sem admitir que o testemunho desses homens procedia do trono de Deus? “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda Judéia e Samaria e até aos confins da terra” (At 1.8). Aleluia!

Rev. José Oliveira Filho

Rua Nelson Ferreira da Luz, 261 – C. Comprido – Curitiba,PR  -  Cep: 81220-130

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Deixastes de Fazer

Igreja Presbiteriana Betel
Cultos: Domingos às 09h30 e 19h00
Culto de Oração: Quartas-Feiras às 20h00

DEIXASTES DE FAZER
“Em verdade vos digo que, sempre que o deixastes de fazer a um destes pequeninos” (Mt 25.45).

Deus julgará os homens também pelo que deixaram de fazer. “Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. Porque tive fome, e não me  destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; sendo forasteiro, não me hospedastes; estando nu, não me vestistes; achando-me enfermo e preso, não fostes ver-me. E eles lhe perguntarão: Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, forasteiro, nu, enfermo ou preso e não te assistimos? Então, lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o DEIXASTES DE FAZER a um destes mais pequeninos, a mim, o DEIXASTES DE FAZER. E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna (Mt 25.41-46). Medita nestas coisas!

Rev. José Oliveira Filho

Rua Nelson Ferreira da Luz, 261 – C. Comprido – Curitiba,PR  -  Cep: 81220-130 

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Os Olhos da Consciência

Igreja Presbiteriana Betel
Cultos: Domingos às 09h30 e 19h00


OS OLHOS DA CONSCIÊNCIA
“Vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno” (Sl  139.24).

Amados irmãos, a consciência é o testemunho mais preciso da alma. Delitos e pecados podem estar escondidos dos olhos de nossos semelhantes, mas não dos olhos da nossa consciência. E muito menos dos olhos dAquele que vê todas as coisas. “O SENHOR olha dos céus; vê todos os filhos dos homens; do lugar de sua morada, observa todos os moradores da terra, ele, que forma o coração de todos eles, que contempla todas as suas obras” (Sl 33.13-15). Quando nós estivermos diante do tribunal de Deus para o julgamento final, a nossa consciência dará testemunho dos nossos segredos. Um santo temor de Deus e o conhecimento desse fato são úteis. Não adianta transgredir os mandamentos do Senhor na esperança de poder ocultá-los. Se ocultarmos de outras pessoas não poderemos ocultar de nossa consciência e nem de Deus. “SENHOR, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos. Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, SENHOR, já a conheces toda” (Sl 139.1-4). O que vale para você que ninguém mais sabe, quando você e Deus são os únicos que têm conhecimento do que foi feito? Portanto, procure não transgredir a Lei de Deus, um dia a sua consciência irá acusá-lo. Se ela não pode fazer isso agora, por estar iludida nesta vida, ela terá poder e eficácia na vida porvir. Os segredos pecaminosos da alma testemunharão contra você, mantê-los em secreto será em vão. "Todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas" (Hb 4.13). “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração” (Sl 139.23). Medita nestas coisas!

Rev. José Oliveira Filho

Rua Nelson Ferreira da Luz, 261 – C. Comprido – Curitiba,PR  -  Cep: 81220-130 

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Reconciliados com Deus

Igreja Presbiteriana Betel
Cultos: Domingos às 09h30 e 19h00

RECONCILIADOS COM DEUS
“Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo” (2Co 5.18).

Amados irmãos, devemos olhar para a salvação como resultado da misericórdia, poder e graça de Deus. Precisamos confiar inteiramente em Deus, na Sua obra consumada, descansando unicamente em Cristo Jesus. A fé no Senhor Jesus é o instrumento, não a causa da nossa justificação. “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” (Rm 5.1). Nós somos por natureza inimigos de Deus. A nossa maior necessidade é de paz com Deus. Como o pecado nos separou de Deus, a  nossa salvação consiste em reconciliação com Ele. Essa reconciliação foi planejada antes da fundação do mundo, desde a eternidade. Reconciliação com Deus por meio de Jesus Cristo (Rm 5.11). O nosso Senhor Jesus veio a este mundo consciente de que Ele seria o único capaz de reconciliar-nos com o Deus Santo. Essa verdade é anunciada por toda a Bíblia. A paz com Deus só é possível mediante a fé; por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus” (Rm 5.1,2). “Justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos [e sobre todos] os que creem; porque não há distinção, pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Rm 3.22,23). “Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo” (2Co 5.18).  Deus é misericordioso, poderoso, gracioso. “Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado” (Mc 16.16). Creia!

Rev. José Oliveira Filho

Rua Nelson Ferreira da Luz, 261 – C. Comprido – Curitiba,PR  -  Cep: 81220-130

quinta-feira, 2 de abril de 2015

O Rei dos Reis

Igreja Presbiteriana Betel
Cultos: Domingos às 09h30 e 19h00

O REI DOS REIS
“O que estava escrito era: Jesus Nazareno, o Rei dos Judeus” (Jo 19.19).  

Amados irmãos, o título colocado na cruz, acima da cabeça de Cristo Jesus, demonstrava que Ele era Rei. As pessoas capazes de ler o latim, o grego ou o hebraico não deixaram de constatar esta verdade. A mão soberana de Deus controlou tudo de tal modo que, a vontade de Pilatos sobrepujou a intenção dos inimigos de Jesus. Apesar do desejo contrário e a insistência dos principais sacerdotes, o nosso Salvador foi crucificado com o título de “Rei dos Judeus”. Era conveniente e certo que assim acontecesse. Pois, mesmo antes do nascimento de Jesus, o anjo Gabriel dissera a Maria, Sua mãe: “Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai; ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e seu reinado não terá fim” (Lc 1.32,33). Uma  semana antes da crucificação de nosso Senhor Jesus, a multidão que O acompanhou em Sua entrada triunfal clamou: “Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor e que é Rei de Israel” (Jo 12.13). Na verdade, Jesus Cristo era Rei tal como dissera Pilatos, Rei de um domínio superior aos reinos deste mundo. Na qualidade de Rei Ele nasceu, viveu, foi crucificado e morto, ressuscitou ao terceiro dia, ascendeu aos céus, e voltará para reinar sobre todos. Ele é Rei dos reis e Senhor dos senhores! É bom admitirmos que Jesus Cristo é Rei e que Seu domínio está estabelecido em nossos corações, porque no Dia do Senhor, somente serão confortados pelo Salvador aqueles que O amam e O obedecem como Senhor e verdadeiro Rei do universo. Em breve chegará o grande Dia em que Jesus de Nazaré, o rejeitado por muitos, pendurado e morto no madeiro, demonstrará definitivamente Seu grande poder de Rei e reinará para sempre, colocando debaixo dos Seus pés todos os Seus inimigos. Maravilhoso será o Dia em que “Ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai” (Fp 2.11). Amém!

Rev. José Oliveira Filho

Rua Nelson Ferreira da Luz, 261 – C. Comprido – Curitiba,PR  -  Cep: 81220-130