"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



sábado, 12 de março de 2016

O Arco-da-Aliança

O ARCO-DA-ALIANÇA
“Disse Deus a Noé: Este é o sinal da aliança estabelecida entre mim e toda a carne sobre a terra" (Gn 9.17).

Logo após o dilúvio Deus prometeu que nunca mais destruiria a terra e toda carne por meio de água, pela repetição do dilúvio. “Estabeleço a minha aliança convosco: não será mais destruída toda a carne por águas de dilúvio, nem haverá dilúvio para destruir a terra” (Gn 9.11). Além do mais, Ele garantiu que haveria sempre uma sucessão de semeadura e colheita; frio e calor; verão e inverno, dia e noite. Deus prometeu que isso continuaria. Ele prometeu ainda que as forças da natureza seriam controladas. Noutras palavras, os efeitos e os resultados do pecado e da Queda seriam reprimidos, seriam mantidos em equilíbrio no pacto feito com Noé. “Abençoou Deus a Noé e a seus filhos e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra. Pavor e medo de vós virão sobre todos os animais da terra e sobre todas as aves do céu; e tudo o que se move sobre a terra e todos os peixes do mar nas vossas mãos serão entregues. Tudo o que se move e vive ser-vos-á para alimento; como vos dei a erva verde, tudo vos dou agora” (Gn 9.1-3). Da mesma forma, os poderes do mal ficariam sujeitos a uma maior restrição, e ao homem não foi permitido ser tão violento quanto o fora e como ele gostaria de ser, contra outros homens. “Se alguém derramar o sangue do homem, pelo homem se derramará o seu; porque Deus fez o homem segundo a sua imagem” (Gn 9.6). O homem foi protegido contra a violência tanto do próprio homem como dos animais. E tudo foi confirmado e selado pelo sinal do Arco-da-Aliança (arco-íris) nas nuvens. A aliança feita com Noé não foi uma nova aliança no sentido extremo de graça e redenção. Era simplesmente uma legislação temporária; era o que às vezes se chama de graça comum, algo distinto da graça especial firmada em Cristo Jesus, garantia de eterna salvação para os eleitos de Deus. Medita nestas coisas!

*Grandes Doutrinas Bíblicas, Dr. Martyn Lloyd-Jones – Editora PES

greja Presbiteriana do Brasil no Champagnat
Rua Desembargador Otávio do Amaral, 885 – Curitiba/PR
(41) 3023-5896
Pastor Efetivo: Rev. Luiz Eduardo Pugsley Ferreira
Pastor Auxiliar: Rev. José Rodrigues de Oliveira Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário