"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



terça-feira, 20 de dezembro de 2022

“ARREPENDIMENTO DE OBRAS MORTAS”

 

“ARREPENDIMENTO DE OBRAS MORTAS”

“Por isso, pondo de parte os princípios elementares da doutrina de Cristo, deixemo-nos levar para o que é perfeito, não lançando, de novo, a base do arrependimento de obras mortas e da fé em Deus” (Hb 6.1).

Vemos neste versículo que o apóstolo faz referência a arrependimento e fé, dois elementos sobre os quais se radica toda a perfeição do evangelho. Que outro mandamento Cristo dá a seus apóstolos senão que pregassem arrependimento e fé? Portanto, quando Paulo quer testificar que desempenhara fielmente sua função, ele adiciona sua preocupação e diligência em inculcar estes dois elementos (At 20.20,21). Parece absurdo, pois que o apóstolo tenha ordenado que se pusesse de parte o arrependimento e a fé, nos quais é mister que prossigamos ao longo de todo o curso de nossa vida. Quando, porém, ele adiciona de obras mortas, ele indica que está referindo-se ao ato inicial de arrependimento. Ainda que todo pecado é uma obra morta, seja porque ele opera a morte ou porque provenha ele da morte espiritual da alma, todavia dos crentes, que já nasceram de novo pelo poder do Espírito de Deus, não se pode propriamente dizer que se arrependam de obras mortas. Certamente que a regeneração não está ainda completa neles, mas em razão de a semente da nova vida se achar implantada neles, por pequena que seja, pode dizer-se que não são mais considerados mortos diante de Deus.

O apóstolo, portanto, não está contemplando todo o arrependimento em geral, cuja prática deve prosseguir ativamente até ao fim, senão que se preocupa com o princípio do arrependimento, por meio do qual os que foram recentemente, e deveras só agora pela primeira vez, convertidos à fé começam sua nova vida. Da mesma forma, a palavra significa o breve sumário do ensino religioso que é comumente denominado os Artigos de Fé.

Deus nos abençoe!

João Calvino (1509-1564).

*Visite a Igreja Presbiteriana Silva Jardim - Curitiba/PR.
Av. Silva Jardim, 4155 – Seminário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário