"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



quinta-feira, 28 de julho de 2011

Toda Sorte de Benção Espiritual

Igreja Presbiteriana Betel
Cultos: Domingos às 09h30 e 19h00

TODA SORTE DE BÊNÇÃO ESPIRITUAl 
"...nos abençoou com toda sorte de bênção espiritual" (Ef 1.3).

Amados irmãos, Deus nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual. Essas bênçãos chegam até nós por meio de Cristo Jesus e nos são aplicadas pelo Espírito Santo. Pela ação graciosa de Deus as bênçãos espirituais passam a ser realidade em nossas vidas. Este é um tema que o homem natural não está interessado. Por natureza os homens têm interesse em bênçãos materiais: casas, carros, negócios, empreendimentos diversos ou realização profissional. Se falarmos de comunhão com Deus, vida abundante em Cristo, vida no Espírito, eles não veem nenhum benefício nisso. Isso porque estão mortos para as coisas do Espírito e permanecerão nessa condição enquanto o Espírito de Deus não vivificá-los. O ser humano necessita de mente espiritual para desejar as coisas do Espírito; e é o Espírito do Senhor que lhe concede tão grande bênção, regenerando-o e preparando seu coração para "toda sorte de bênção espiritual, em Cristo". Tudo começa quando o Espírito Santo o convence do pecado, da justiça e do juízo, fazendo-o ver sua total miséria espiritual. O Espírito o convence da falta de interesse pelas coisas celestiais, e continua de forma crescente levando-o a conhecer o Senhor Jesus e a Sua obra perfeita, em seu favor. Deus o agracia com o dom da fé salvadora, só assim para poder compreender e aceitar as coisas espirituais que antes lhe parecia loucura e não podia entender, porque elas se discernem espiritualmente (1Co 2.14). Com vida no Espírito, o homem torna-se grato a Deus Pai por ter sido em Cristo, escolhido antes da fundação do mundo para ser santo e irrepreensível, para estar diante dEle em amor, predestinado para a adoção de filho, para o louvor da glória de Deus, e que pelo sangue de Cristo foi remido de todo pecado e selado com o Espírito Santo da promessa, o penhor de sua herança eterna. Essas são bênçãos espirituais! Você entende e se alegra com o que estamos considerando? Você foi abençoado com toda sorte de bênção espiritual?
Rev. José Oliveira Filho

Rua Nelson Ferreira da Luz, 261 – C. Comprido – Curitiba,PR  -  Cep: 81220-130

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Louvor e Ação de Graças

Igreja Presbiteriana Betel
Cultos: Domingos às 09h30 e 19h00

LOUVOR E AÇÃO DE GRAÇAS
"Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo" (Ef 1:3).

Amados irmãos, de todo aquele que compreendeu a grandeza da salvação espera-se o louvor e  ação de graças ao “Bendito Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo”. O louvor e ação de graças caracterizam a vida cristã. Não existe prova mais verdadeira da nossa profissão de fé cristã do que uma límpida torrente de louvor e ação de graças fluindo de nossas vidas. É impossível ler a Bíblia sem ver esta realidade na vida dos verdadeiros filhos de Deus. Os santos e fiéis em Cristo Jesus são notados pela santidade e fidelidade; diferenciados pelo contentamento e alegria que brota de seus corações. Isso os diferencia do mundo miserável e infeliz. O cristão está no mundo, mas não é do mundo. Eles são exemplos a despeito de toda perseguição que tem que suportar; se distinguem por um espírito de louvor e ação de graças. São pessoas que se mostram emocionadas, com um sentimento de paz e de alegria por saberem que são cidadãos dos céus. Em toda a história da Igreja Cristã temos o testemunho da vida devocional dos autênticos filhos de Deus. Vemos que o ponto máximo de suas vidas era o culto a Deus – a oração, a adoração, o louvor e ação de graças. Porventura não temos percebido alguma falha nesse ponto em muitos dos nossos freqüentadores de igrejas? Não reconhecemos uma grave deficiência e carência quando consideramos esse princípio de vida? Temos visto júbilo na família de Deus por simplesmente estar em Sua Santa presença? Temos ouvido o clamor “Bendito Deus”, atribuindo a Trindade Santa todo o louvor e glória? É isso que expõe com precisão o ponto mais alto do nosso crescimento na graça e no conhecimento de Deus. É quando nos envolvemos com temor, amor, reverência, louvor e ação de graças que realmente cultuamos a Deus. O louvor e ação de graças a Deus deve ser o principal objetivo de nossos atos de culto. O propósito primordial do culto é dar o louvor e graças a Deus. Portanto, não é correto vir à casa de Deus forçados, com má vontade, ou simplesmente vir para buscar possíveis favores e “bênçãos”. Espera-se que todo filho de Deus tenha a verdadeira compreensão da natureza de sua salvação. Isso o levará ao louvor e  ação de graças devidos ao “Bendito Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo”. Aleluia! Amém.
Rev. José Oliveira Filho
Rua Nelson Ferreira da Luz, 261 – C. Comprido – Curitiba,PR  -  Cep: 81220-130

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Herdeiros da Vida Eterna

Igreja Presbiteriana Betel
Cultos: Domingos às 09h30 e 19h00
Culto de Oração: Quartas-Feiras às 20h00

HERDEIROS DA VIDA ETERNA
“Mestre, que farei para herdar a vida eterna?”(Lc 10:25).

Amados irmãos, nesta narrativa de Lucas temos um intérprete da Lei perguntando ao Senhor Jesus sobre o que fazer para herdar a vida eterna. O motivo que levou tal homem ao questionamento evidentemente não era o correto. Ele apenas fez a pergunta para “pôr Jesus à prova” e levá-Lo a dizer algo em que seus inimigos pudessem apoiar-se e acusá-Lo. Entretanto, a indagação feita por este homem foi inquestionavelmente importante. Temos aqui uma pergunta que merece a nossa atenção. Todos nós temos natureza pecaminosa, somos pecadores e estamos destinados à morte e ao Juízo vindouro. De que maneira nossos pecados serão perdoados? Como ser justificados diante de Deus? Com que justificativas compareceremos diante do Justo Juiz? Como escaparemos da justa condenação e punição que nossos atos merecem? Como posso ser salvo? Estas são indagações que as pessoas de todas as classes sociais devem fazer a si mesmas e nunca sossegar até que obtenham a resposta correta. Infelizmente, estas são questões que poucos se importam. Aos milhares, homens e mulheres estão preocupados e perguntando a si mesmos: O que comeremos? O que vestiremos? Como ganhar mais dinheiro? Como prosperar financeiramente neste tempo tão difícil? E poucos, bem poucos, tomarão algum tempo para pensar a respeito da salvação de suas almas. Os ímpios, os incrédulos odeiam pensar sobre este assunto, visto que isso os deixa intranqüilos. Não é pequeno o número dos que fogem deste tema e bem ligeiro o descartam de suas mentes. Fiéis e verdadeiras são as palavras de nosso Senhor Jesus Cristo: “Larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela” (Mt 7:13). Devemos considerar com seriedade este assunto e nunca nos sentirmos satisfeitos, até que ele ocupe o primeiro lugar em nossos pensamentos. Os herdeiros da vida eterna são justificados pela fé em Cristo Jesus e estão em paz com Deus (Rm 5:1). Foram capacitados a dar respostas a uma consciência acusadora e terem a paz e o descanso que só os filhos de Deus têm (Fp 4:7). Os herdeiros da vida eterna estão numa nova relação com Deus, para eles Deus não é um terrível legislador, mas o gracioso e amoroso Pai que está nos céus e também em seus corações. Você é um herdeiro da vida eterna? Considere estas coisas! Amém.
Rev. José Oliveira Filho
Rua Nelson Ferreira da Luz, 261 – C. Comprido – Curitiba,PR  -  Cep: 81220-130

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Jesus Cristo, Agitado e Comovido

Igreja Presbiteriana Betel
Cultos: Domingos às 09h30 e 19h00

JESUS CRISTO, AGITADO E COMOVIDO
“Jesus, vendo-a chorar..., agitou-se no espírito e comoveu-se” (Jo 11:33).

Amados irmãos, há este registro do nosso Senhor Jesus visivelmente expressando seus sentimentos. Ele sabia que a tristeza da família de Lázaro logo se tornaria em alegria; mas, embora estivesse ciente desse fato, Jesus “agitou-se no espírito, comoveu-se e chorou”. 

A atitude do nosso Senhor tem muito a nos ensinar. Compreendemos que diante do sofrimento e percepção da fraqueza de nossa existência, o lamento e a tristeza podem constituir-se em fortes tentações para nós; porém não são atitudes erradas em si mesmas. O Filho de Deus “agitou-se no espírito, comoveu-se e chorou”. Isso nos mostra que um profundo sentimento é algo que todo verdadeiro cristão deve experimentar. Não há indignidade em “agitar-se, comover-se e derramar lágrimas”. O próprio Jesus teve essa experiência, provando ser um Salvador sensível, compassivo e amável, confirmando o que sempre ensinou: “Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados” (Mt 5:4). 

Quando buscamos o Senhor Jesus na hora da aflição contando o que estamos sentindo, Ele sabe muito bem o que estamos enfrentando e se compadece de nós. “Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono de graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna” (Hb 4:15,16).

Deus nos abençoe!

Rev. José Oliveira Filho

Rua Nelson Ferreira da Luz, 261 – C. Comprido – Curitiba,PR  -  Cep: 81220-130