"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Fogo Estranho

Igreja Presbiteriana Betel
Cultos: Domingos às 09h30 e 19h00

FOGO ESTRANHO
“Nadabe e Abiú, filhos de Arão, tomaram cada um o seu incensário, e puseram neles fogo, e sobre este, incenso, e trouxeram fogo estranho perante a face do SENHOR, o que lhes não ordenara. Então, saiu fogo de diante do SENHOR e os consumiu; e morreram perante o SENHOR" (Lv 10.1,2).

O que significa trazer fogo estranho em nosso serviço a Deus? Quero que vocês considerem o seguinte: acima de qualquer outro fogo estranho, tomem cuidado como o fogo estranho da paixão e da ira, especialmente na adoração a Deus. Em toda e qualquer ocasião em que perceberem seu coração irritado e inflamado pela ira, quando estiverem para adorar a Deus, lembrem-se de Nadabe e Abiú, eles foram consumidos por Deus, com fogo vindo da parte dEle, por terem ido à Sua presença com fogo estranho (Lv 10.1,2). Talvez seu coração arda em amor quando você vem à presença de Deus. Ore com fervor, pois é isso que Deus ordena. Precisamos, de fato, ser inflamados em oração pelo Espírito Santo em nosso coração, mas com certeza não devemos ir com o fogo da paixão e da ira. “... levantando mãos santas, sem ira e sem contenda” (1Tm 2.8). Se vocês têm estado exacerbados e o coração de vocês têm se inflamado desse modo, acalmem o coração antes de orar. E assim também, quando vierem ouvir a Palavra, se o coração estiver inflamado de paixão, certifiquem-se de aquietá-lo antes de virem para ouvir a Palavra. “... acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma” (Tg 1.21). Quando vocês vierem participar da Ceia do Senhor, guardem-se de fazê-lo com ira e malícia, pois, se o fizerem dessa maneira, estarão oferecendo fogo estranho. Isso é algo que deve ser levado em consideração, especialmente pelos ministros que vão pregar. Eles devem tomar cuidado para não trazer fogo estranho ao púlpito, ou seja, ousarem apresentar seus próprios sentimentos e paixões. O homem designado para revelar a ira de Deus precisa calar a sua própria ira. O Senhor envia seus pregadores para tornar conhecida a sua ira contra os pecados dos homens; mas quanto mais tornam conhecida a ira divina, mais devem calar a sua própria ira. É dever dos ministros de Deus se certificar de não apresentar senão o fogo do Espírito de Deus, o fogo que retiram do altar, sendo a língua deles tocada por uma dessas brasas. Eles não devem vir com as suas próprias paixões para promover a justiça de Deus. Não, a ira do homem não produz a justiça de Deus. Amém!  

Pr. Jeremiah Burroughs(1599-1646).

*Extraído do livro: Adoração Evangélica (2015), Editora Os Puritanos.

Rua Nelson Ferreira da Luz, 261 – C. Comprido – Curitiba,PR  -  Cep: 81220-130

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Juízos Não Anunciados

Igreja Presbiteriana Betel
Cultos: Domingos às 09h30 e 19h00

JUÍZOS NÃO ANUNCIADOS
“Então, saiu fogo de diante do SENHOR e os consumiu; e morreram perante o SENHOR” (Lv 10.3).

Pode ser que você fique com medo, quando apresentamos claramente, por meio da Palavra, como Deus fala contra este e aquele pecado. Mas fique sabendo que, se você se aventura nos caminhos do pecado, talvez se depare com juízos horríveis, que Deus nunca sequer mencionou. Juntamente com todos os juízos que aparecem anunciados no Livro de Deus, você pode dar de encontro com juízos jamais ouvidos, inesperados. Assim como Deus tem misericórdia muito além daquelas que claramente revelou em Sua Palavra – “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam” – assim Deus tem juízos muito além dos que estão pronunciados em Sua Palavra. Às vezes, quando os ministros de Deus expõem as ameaças que se encontram na Palavra de Deus, você pensa que são terríveis; mas fica sabendo que Deus, no tesouro dos seus juízos, tem coisas mais terríveis do que aquilo que ele jamais revelou em sua Palavra. Por isso, aprenda a tremer não apenas diante do que está revelado na Palavra de Deus contra o seu pecado, mas diante do que ainda se pode descobrir, na infinita justiça, poder e sabedoria de Deus, para ser executado contra os pecadores. Pois vocês que são pecadores, e especialmente se são pecadores ousados e arrogantes, podem esperar se deparar com qualquer mal que uma sabedoria infinita é capaz de criar e que um poder infinito é capaz de fazer desabar sobre vocês. Você comete este e aquele pecado. Talvez não saiba de nenhuma ameaça específica de juízo contra esse pecado, mas pensa da seguinte maneira: “Eu, que estou provocando a Deus com meus pecados, o que é que posso esperar que me aconteça? Por mais que eu pense que não, a infinita sabedoria de Deus vai descobrir o que estou fazendo e trará sobre mim o juízo que me cabe”.  Leve isso em consideração e tome cuidado com o pecado. Amém!

Pr. Jeremiah Burroughs (1599-1646).

Extraído do livro: Adoração Evangélica (2015), Editora Os Puritanos.

Rua Nelson Ferreira da Luz, 261 – C. Comprido – Curitiba,PR  -  Cep: 81220-130

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

E Vos Revistais do Novo Homem

Igreja Presbiteriana Betel
Cultos: Domingos às 09h30 e 19h00

E VOS REVISTAIS DO NOVO HOMEM
“Criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade” (Ef 4.24). 

Amados irmãos, o novo homem criado segundo Deus, em justiça e santidade procedentes da verdade, deseja ser santo, percebe a malignidade do pecado não apenas pelos riscos de infelicidade, mas como algo que Deus abomina. Como você entende estas coisas? “No sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade” (Ef 4.22-24). Você sabe o que é nascer de novo, ser nova criatura, ter a vida de Deus em você, ser participante da natureza divina, ter Cristo no coração, ser templo do Espírito Santo e ter comunhão com Ele? Como você se sente em relação a tudo isso? Qual o seu grau de afinidade com a preciosa e graciosa Lei de Deus? “Amarás o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o primeiro e grande mandamento. O segundo semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” Você sente alegria por estar na casa do Senhor, no dia do Senhor, na companhia dos seus irmãos? E quanto à exortação: “Crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (2Pe 3.18)? Você ora, estuda e medita na palavra de Deus? Os meios da graça lhe proporcionam saúde, conforto, ânimo e paz espiritual? Eles são essenciais e indispensáveis pra você? Você tem saído em busca dos perdidos e demonstrado algum interesse em fazê-los discípulos de Cristo? (Mt 28.19). Você sabe alguma coisa a respeito desse tipo de ação? “Examine-se, pois, o homem a si mesmo” (1Co11.28). Busque a vida cristã autêntica; revista-se do novo homem, criado segundo Deus. Invoque o nome do Senhor Jesus, peça sabedoria, poder e unção do Espírito. Amém!

Rev. José Oliveira Filho

Rua Nelson Ferreira da Luz, 261 – C. Comprido – Curitiba,PR  -  Cep: 81220-130

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Criado Segundo Deus

Igreja Presbiteriana Betel
Cultos: Domingos às 09h30 e 19h00

CRIADO SEGUNDO DEUS
“E vos revistais do novo homem, criado segundo Deus” (Ef 4.24). 

Amados irmãos, dar a devida atenção ao que Deus diz em Sua Palavra pode variar de intensidade na vida dos cristãos, mas esta noção deve estar presente na alma de cada um deles. Como você se sente em relação aos meios que Deus estabeleceu para o seu crescimento espiritual? O que significa pra você a leitura da Bíblia, a comunhão dos santos, os cultos, o ouvir e meditar na pregação da palavra de Deus, a oração e a participação na Ceia do Senhor? Esses meios da graça são importantes ou você bem que poderia passar por esta vida sem eles?  Você tem consciência que é pecado negligenciar o crescimento na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo? (2Pe 3:18). Aqui está uma palavra de advertência a todo aquele que não considera com seriedade estas coisas: "Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos, obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração” (Ef 4:17,18). “E vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade” (Ef 4:23,24). Abandonados em nós mesmos resistimos à graça do Senhor Jesus, mas quando o Espírito de Deus age em nossos corações, iluminando os olhos do nosso entendimento, criando em nós uma vontade renovada, o que antes era indesejável torna-se mais doce que o mel. O homem criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade, sabe que deve viver e vive para a honra, glória e louvor a Deus. Amém!

Rev. José Oliveira Filho

Rua Nelson Ferreira da Luz, 261 – C. Comprido – Curitiba,PR  -  Cep: 81220-130