“Nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de
Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade” (Ef 1.5).
As
antigas doutrinas da graça são um sistema lógico, coerente e harmônico. Os
assim chamados pontos do calvinismo revelam como é possível a redenção eterna
de pessoas totalmente depravadas em consequência do pecado original: O Pai
elege incondicionalmente, o Filho redime objetivamente os eleitos, e o Espírito
Santo aplica eficazmente a redenção ao coração daqueles por quem Cristo morreu.
A doutrina calvinista da graça eficaz diz respeito à aplicação da obra da
redenção ao coração dos eleitos de Deus. Se o homem em estado de pecado está
totalmente corrompido em consequência da queda, e espiritualmente incapacitado
para salvar-se, visto que “está morto em seus delitos e pecados” (Ef 2.1); se
Deus escolheu soberanamente, antes da fundação do mundo, aqueles em quem
manifestaria a Sua misericórdia, designando-os para a salvação; e se Cristo
expiou de fato (objetivamente) o pecado dos eleitos, através da Sua vida,
sacrifício e intercessão; então, segue-se, necessariamente, que esta graça
salvadora, redentora e santificadora do Deus Triúno será eficazmente aplicada e
os eleitos de Deus serão irresistivelmente chamados por ela para serem
justificados, e glorificados. “Visto que Deus designou os eleitos para a glória,
assim ele, pelo eterno e mui livre propósito de sua vontade, preordenou todos
os meios para se alcançar esse propósito. Por conseguinte, aqueles que são
eleitos, achando-se caídos em Adão, são redimidos por Cristo; são eficazmente
chamados à fé em Cristo mediante seu Espírito que opera no devido tempo; são
justificados, adotados, santificados e guardados por seu poder mediante a fé
para a salvação. Nenhum outro é redimido, eficazmente chamado, justificado,
adotado, santificado e salvo por Cristo, senão unicamente os eleitos” (CFW III §6).
A graça eficaz, sendo o real livramento de uma alma da morte do pecado pelo
infinito poder de Deus, é obvio que deve ser aplicada a todos quantos serão
salvos, e a qual não pode ser aplicada àqueles que não serão salvos. Esta é a
lógica bíblica: “Sabemos que todas as
coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo
o seu propósito. Porquanto aos que de antemão conheceu, também predestinou para
serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito
entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que
chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também
glorificou” (Rm 8.28-30). Aleluia!
Rm 8.30; 11.7; Ef 1.10,11; 2Ts 2.13,14;
2Co 3.3,6; Rm 8.2; Ef 2.1-5; 2Tm 1.9,10; At 26.18; 1Co 2.19,12; Ef 1.17,18; Ez
36.26; Ez 11.19; Fp 2.13; Dt 30.6; Ez 36.27; Ef 1.19; Jo6.44,45; Ct 1.4; Sl
110.3; Jo 6.37; Rm 6.16-18.
* Calvinismo,
As Antigas Doutrinas da Graça – Rev. Paulo Anglada, Editora Os Puritanos
* Confissão de
Fé de Westminster Comentada – A.A.Hodge, Editora Os Puritanos
Igreja Presbiteriana do Brasil no Champagnat
Rua Desembargador Otávio do Amaral, 885 – Curitiba/PR
(41) 3023-5896
Pastor Efetivo: Rev. Luiz Eduardo Pugsley Ferreira
Pastor Auxiliar: Rev. José Rodrigues de Oliveira Filho
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