Diaconia e
Ministério da Palavra
“Ora,
naqueles dias, multiplicando-se o número dos discípulos, houve murmuração dos
helenistas contra os hebreus, porque as viúvas deles estavam sendo esquecidas
na distribuição diária” (At 6.1).
A
instituição do diaconato surgiu na igreja primitiva em decorrência da murmuração dos judeus nascidos fora da Judeia e tradição grega (helenistas) contra os judeus nativos da Judeia (hebreus) responsáveis pela administração de recursos e distribuição diária de donativos (At 6.1-7).
Os
apóstolos sabiamente encontraram um meio de resolver essa questão, associando a
missão da igreja e seu crescimento numérico ao serviço diaconal, evitando prejuízos ao distinto ofício apostólico. “Então, os
doze convocaram a comunidade dos discípulos e disseram: Não é razoável que nós
abandonemos a palavra de Deus para servir às mesas. Mas, irmãos, escolhei
dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos
quais encarregaremos deste serviço; e, quanto a nós, nos consagraremos à
oração e ao ministério da palavra” (At 6.2-4).
A
preocupação dos apóstolos em priorizar a palavra de Deus se deu por entenderem que os novos irmãos careciam
urgentemente de firmeza e edificação sobre o verdadeiro fundamento da fé, Cristo Jesus (Ef 2.20). Eles sabiam que o crescimento saudável da igreja não aconteceria
deixando de lado a oração e o ministério da palavra. Mas, consideraram a atenção que deviam dar aos irmãos carentes e “esquecidos na distribuição diária”. O
ministério diaconal foi tratado de forma tão séria que os escolhidos deveriam
demonstrar qualificações para este sagrado ofício: “Homens
de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria” (At 6.3).
O ofício
diaconal deve estar associado ao ministério da palavra de Deus como
testemunho vivo da igreja. Isso nos mostra que a ação diaconal é,
fundamentalmente, uma forma concreta de proclamação do evangelho, ou seja, a
diaconia é uma das dimensões da vida da igreja, da
mesma forma como o anúncio verbal também o é. Sendo assim, o legítimo
crescimento da igreja exige que a ação diaconal, que demonstra o amor redentor
de Cristo por meio do alívio das diversas formas de sofrimento humano, esteja vinculada ao ministério da palavra, poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê (At
6.7). Amém!
Pr. José
Rodrigues Filho
*EBD - Revista
Palavra Viva, “Caminhos Missionários da Igreja” – Editora Cultura Cristã.
*Visite a
Igreja Presbiteriana Silva Jardim - Curitiba/PR.
Av. Silva Jardim,
4155 – Seminário.
(41)3242-1115
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