"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

“FÉ E OBRAS”

 

“FÉ E OBRAS”

“Pela misericórdia e pela verdade se faz expiação pelo pecado, e pelo temor do SENHOR os homens se desviam do mal” (Pv 16.6).

A expiação dos nossos pecados vem não por causa da nossa misericórdia e verdade, mas pela misericórdia e verdade de Deus. No entanto, é pelo temor do SENHOR que os homens se desviam do mal. A Reforma Protestante resumiu o ensino bíblico sobre a salvação negando que a fé em Cristo mais o afastamento do mal nos fizesse merecer a salvação. Mas também negou que a verdadeira fé pudesse trazer uma salvação que não provocasse o afastamento do mal.

Os Reformadores sustentaram que somos salvos mediante a fé somente, mas não por uma fé que permanece só. Ou seja, somos salvos pela graça de Deus, mediante a fé em Cristo, independentemente de qualquer bondade encontrada em nós (Ef 2.8,9). Mas a fé genuína sempre resultará em mudança de vida. “A fé nunca deve ser inútil, surda, morta ou decadente. Antes, deve ser uma árvore viva e cheia de frutos. Essa é a diferença entre a fé genuína e a fé falsa. Se existe a fé verdadeira, ela se mostrará na vida da pessoa”, disse Martinho Lutero (1483-1546).

“A fé, assim recebendo e assim repousando em Cristo e sua justiça, é o único instrumento da justificação; ela, contudo, não está sozinha na pessoa justificada, mas é sempre acompanhada de todas as demais graças salvíficas; não é uma fé morta, mas que age através do amor” (CFW - cap. XI, seção II).

Você conhece a misericórdia e a verdade de Deus? Você teme ao SENHOR? Você tem se desviado do mal? A sua profissão de fé produziu verdadeira mudança em sua vida? As pessoas mais próximas a você diriam que você é uma pessoa mansa, humilde, amorosa e bondosa?

“Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos” (Rm 8.29).

Pr. Timothy Keller

*Devocionais em Provérbios, Edições Vida Nova.

*Visite a Igreja Presbiteriana Silva Jardim - Curitiba/PR.
Av. Silva Jardim, 4155 – Seminário.
(41)3242-1115

Nenhum comentário:

Postar um comentário