"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



segunda-feira, 4 de julho de 2016

Confirmados em Santidade

Confirmados em Santidade
“A fim de que seja o vosso coração confirmado em santidade, isento de culpa, na presença de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus, com todos os seus santos” (1Tes 3.13).  

O apóstolo Paulo emprega o termo coração neste versículo para se referir à consciência, ou a parte mais interior da alma; pois quer dizer que um homem é aceitável a Deus somente quando traz a santidade de coração (Hb 12.14). Aqui alguém poderia levantar a questão: Por meio da santidade podemos ficar de pé no tribunal de Deus, pois, nesse caso, qual é o propósito da remissão dos pecados?  O apóstolo Paulo não está excluindo a remissão dos pecados, através da qual ocorre que a nossa santidade, que de outro modo está misturada em muitas contaminações, é aceita aos olhos de Deus; pois a justificação mediante fé (Rm 5.1), pela qual Deus é apaziguado em relação a nós, perdoando as nossas faltas e isentando-nos de culpa, precede a santificação. Os justificados em Cristo Jesus estão isentos de culpa, foram adotados como filhos de Deus, santificados pelo Espírito e habilitados à vida cristã – em amor e pura santidade de coração que flui da fé. E quando ele diz: na vinda de nosso Senhor Jesus, ele está querendo dizer que a boa obra que o Senhor começou em nós há de ser dilatada e completada até ao Dia de Cristo Jesus (Fp 1.6), e quando diz: com todos os seus santos. Isso pode ser explicado de duas maneiras – ou como significando que os irmãos tessalonicenses, com todos os santos, sejam apresentados com a consciência limpa, com o coração confirmado em santidade na vinda de Cristo, ou que Cristo virá com todos os seus santos. Embora possamos adotar este segundo sentido, no que diz respeito à construção das palavras, ao mesmo tempo não tenhamos dúvida de que Paulo empregou o termo “com todos os seus santos” com o propósito de nos admoestar, pois fomos chamados por Cristo com esta finalidade, chegarmos na presença de Deus justificados, isentos de culpa, com nossos corações confirmados em santidade. “A fim de que seja o vosso coração confirmado em santidade, isento de culpa, na presença de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus, com todos os seus santos” (1Tes 3.13). Medita nestas coisas!

Rev. José Oliveira Filho

* Comentários de João Calvino, Epístola aos Tessalonicenses

Igreja Presbiteriana do Brasil no Champagnat
Rua Desembargador Otávio do Amaral, 885 – Curitiba/PR
(41) 3023-5896
Pastor Efetivo: Rev. Luiz Eduardo Pugsley Ferreira
Pastor Auxiliar: Rev. José Rodrigues de Oliveira Filho


Nenhum comentário:

Postar um comentário