“Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida
eterna, e são elas mesmas que testificam de mim” (Jo 5.39).
A alma possui duas faculdades principais - o entendimento e a vontade - a Escritura costuma mencionar em alguns casos estas duas coisas separadamente, quando propõe expressar o poder e a natureza da alma. O termo alma pode ser empregado no sentido da sede das afeições. E quando nos deparamos com a menção ao espírito, entendemos isto como denotando a razão ou inteligência. Assim sendo, levantamos a seguinte questão: Até onde a fé é um ato da inteligência, e até onde é um ato da vontade? Há em nós a capacidade de saber, conhecer e amar, desejar e decidir, e estes diversos atos da alma reúnem-se sobre o mesmo objeto. Nós não podemos amar, nem desejar, nem escolher aquilo que não conhecemos, nem podemos conhecer um objeto como bom ou verdadeiro sem que haja alguma afeição da vontade para com ele. O assentimento dado a uma verdade especulativa pode ser simplesmente um ato da inteligência; mas a crença numa verdade moral, num testemunho, em promessas, é necessariamente um ato complexo, abrangendo a vontade bem como a inteligência. “Qual a razão porque não compreendeis a minha linguagem? É porque sois incapazes de ouvir a minha palavra” (Jo 8.43). A inteligência apreende a verdade a crer, e avalia a validade das provas; mas a disposição para crer no testemunho, ou nas provas morais, tem sua base na vontade. A real confiança numa promessa é um ato da vontade, e não somente um juízo da inteligência sobre a fé que a promessa merece. Há uma relação exata entre o juízo moral e os afetos, e a vontade, como a sede dos afetos morais, determina os juízos morais. Por isso, assim como o homem é responsável por sua vontade, também o é por sua fé. “Inclinai os ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, que consiste nas fiéis misericórdias prometidas a Davi” (Is 55.3). Até onde a fé inclui em si um ato de “cognição”, ela é evidentemente um ato da inteligência. Entretanto até onde inclui em si “assentimento” e “confiança”, envolve também as faculdades espontâneas e ativas da alma – “a vontade” – e nos seus exercícios superiores envolve muitas vezes a própria volição proposital. “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. Contudo, não quereis vir a mim para terdes vida” (Jo 5.39,40). Medita nestas coisas!
Rev. José Oliveira Filho
*1Tessalonicenses – Comentários de João Calvino
*Esboços de
Teologia, A.A.Hodge, Editora PES
*Visite a Igreja Presbiteriana do Brasil no Champagnat
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Maravilha de Pastoral! Deus o abençoe Reverendo.
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