"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



quinta-feira, 8 de setembro de 2016

“SANTIFICADOS NO ESPÍRITO, ALMA E CORPO”


“SANTIFICADOS NO ESPÍRITO, ALMA E CORPO”

“E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (1Tes 5.23).

Sem sombra de dúvida, a doutrina é disseminada em vão, a menos que Deus a implante em nossas mentes. O apóstolo Paulo, concordemente, sabendo que toda a doutrina é inútil enquanto Deus não a grava, por assim dizer, com o seu próprio dedo em nossos corações, suplica a Deus que santifique os tessalonicenses.

Sabemos, porém, que, sob o termo santificação, está inclusa toda a renovação do homem. É verdade que os tessalonicenses haviam sido em parte renovados, mas Paulo deseja que Deus aperfeiçoe o que resta. A partir disto inferimos que devemos, durante toda a nossa vida, fazer progresso na busca da santidade. Mas, se é o papel de Deus renovar todo o homem, não resta nada para o livre arbítrio. Pois, se fosse o nosso papel cooperar com Deus, Paulo teria falado assim: “Que Deus ajude ou promova a vossa santificação”. Mas, quando diz: vos santifique em tudo, ele o torna o Autor exclusivo de toda a obra.

E todo o vosso espírito. Isto é acrescentado como explicação, para que saibamos que a santificação de todo o homem é quando ele se conserva íntegro, ou puro, e incontaminado, em espírito, alma e corpo, até o dia de Cristo. Como, porém, tão completa integridade nunca será satisfeita nesta vida, convém que certo progresso em pureza seja feito diariamente, e algo seja removido de nossas contaminações enquanto vivemos no mundo.

Contudo, devemos notar esta divisão das partes constituintes do homem; pois, em alguns casos, é dito que o homem consiste simplesmente de corpo e alma; e, neste caso, o termo alma denota o espírito imortal, que reside no corpo como em uma habitação. Porém, como a alma possui duas faculdades principais – o entendimento e a vontade – a Escritura costuma mencionar em alguns casos estas duas coisas separadamente, quando propõe expressar o poder e a natureza da alma; mas, neste caso, o termo alma é empregado no sentido das sede das afeições, de modo que é a parte que se opõe ao espírito. Por isso, quando nos deparamos aqui com a menção ao espírito, entendamos isto como e notando a razão ou inteligência, assim como, por outro lado, o termo alma significa a vontade e todas as afeições.

Sei que muitos explicam as palavras de Paulo de outro modo, pois são da opinião de que, pelo termo alma, faz-se referência ao movimento vital, e, pelo espírito, àquela parte do homem que foi renovada; mas, neste caso, a oração de Paulo seria absurda. Ademais, é em outro sentido, conforme disse, que o termo costuma ser utilizado na Escritura. Quando Isaías diz: “Com minha alma te desejei de noite, e com o meu espírito, madrugarei a buscar-te” (Is 26:9), ninguém duvida de que ele fala do seu entendimento e afeição, e assim enumera dois aspectos da alma. Estes dois termos estão associados nos Salmos no mesmo sentido. Isto, também, corresponde melhor à declaração de Paulo. Pois como todo o homem é íntegro, exceto quando seus pensamentos são puros e santos, quando todas as suas afeições são retas e propriamente reguladas, quando, enfim, o próprio corpo mostra seus esforços e serviços apenas em boas obras? Pois a faculdade do entendimento é considerada pelos filósofos, por assim dizer, como se fosse uma mestra: as afeições ocupam um lugar médio no controle; o corpo presta obediência. Agora vemos bem como tudo corresponde. Pois nesse caso o homem é puro e íntegro quando não pensa nada em sua mente, não deseja nada em seu coração, não faz nada com o seu corpo, exceto o que é aprovado por Deus. Porém, como deste modo Paulo confia a Deus a guarda de todo o homem, e de todas as suas partes, devemos inferir a partir disto que estamos expostos a inúmeros perigos, a menos que sejamos protegidos pela sua guarda.

Deus nos abençoe!

João Calvino (1509-1564).

*Visite a Igreja Presbiteriana da Silva Jardim - Curitiba/PR
Av. Silva Jardim, 4155 – Seminário
(41)3242-8375

Nenhum comentário:

Postar um comentário