"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Do Sacramento – “Ceia do Senhor”

Igreja Presbiteriana da Silva Jardim - Curitiba/PR

Do Sacramento – “Ceia do Senhor”
“Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha” (1Co 11.26).

Na noite em que foi traído, nosso Senhor Jesus instituiu o sacramento do seu corpo e sangue, chamado Ceia do Senhor, para ser observado em sua Igreja até ao final do mundo, a fim de lembrar perpetuamente o sacrifício que em sua morte Ele fez de si mesmo, selar aos verdadeiros crentes os benefícios provenientes desse sacrifício para o seu nutrimento espiritual e crescimento nEle e a sua obrigação de cumprir todos os seus deveres para com Ele, e ser um vínculo e penhor da sua comunhão com Ele e de uns com os outros, como membros do seu corpo místico. 

“O Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim. Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha” (1Co 11.23-26).

A consagração, o pão quebrado, o vinho derramado, distribuídos, recebidos, comido e bebido pelos comungantes; a graça interna, espiritual, significada pelo sinal é – primeiramente, Cristo crucificado (sua carne rasgada e seu sangue derramado) por nós, e dando-se a nós para ser espiritualmente recebido e assimilado como o princípio de uma nova vida; e então, consequentemente, a união com Cristo, a habitação do Espírito Santo, e todos os benefícios assegurados pela morte sacrificial de nosso Senhor.

Os que participam dignamente da Santa Ceia tornam-se, não de maneira corporal e carnal, mas pela fé, participantes do corpo e do sangue de Cristo, com todas as suas bênçãos. Eles são alimentados, fortalecidos no espírito e motivados ao crescimento “na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (2Pe 3.18).

Deus nos abençoe!

Pr. José Rodrigues Filho

*Confissão de Fé de Westminster Comentada, A.A.Hodge - Editora Os Puritanos
*Breve Catecismo de Westminster Comentado, Leonard Van Horn - Editora Os Puritanos
*A Fé Cristã - Estudos baseados no Breve Catecismo de Westminster, Thomas Watson - Editora Cultura Cristã

*Visite a Igreja Presbiteriana da Silva Jardim - Curitiba/PR
Av. Silva Jardim, 4155 – Seminário
(41)3242-8375

Nenhum comentário:

Postar um comentário