"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



sábado, 10 de fevereiro de 2018

Deus Bom e Misericordioso

Igreja Presbiteriana da Silva Jardim - Curitiba/PR

Deus Bom e Misericordioso
Rendei graças ao Senhor, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre” (Sl 136.1).

Amados irmãos, devemos louvar a Deus pelo que Ele é em Si mesmo. Deus Supremo, Soberano, Imutável, Santo, Gracioso, Bom e Misericordioso. Ele é Deus de toda bondade! “Tu és bom e fazes o bem; ensina-me os teus decretos” (Sl 119.68). Deus é essencialmente bom; e não somente bom, Ele é a própria bondade. Na criatura, a bondade é uma qualidade comunicada, acrescentada; em Deus é Sua essência. “Rendam graças ao Senhor por sua bondade e por suas maravilhas para com os filhos dos homens!” (Sl 107.8). “Bom e reto é o Senhor, por isso, aponta o caminho aos pecadores” (Sl 25.8). Disse o Senhor Jesus: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14.6). Um fruto da bondade de Deus é a Sua misericórdia, que é a pronta inclinação de Deus em aliviar as misérias das criaturas caídas. “Pela manhã louvarei com alegria a tua misericórdia; pois tu me tens sido alto refúgio e proteção no dia da minha angústia” (Sl 59.16). Em geral, Deus tem demostrado Seu cuidado para com toda a criação. Ele sustém por Suas ações especiais e misericordiosas os filhos dos homens, ajudando-os, apesar dos seus pecados (Mt 5.45). Ele comunica Sua misericórdia soberana aos Seus eleitos, aos herdeiros da salvação, por meio do Pacto da Graça firmado em Cristo Jesus, o Mediador. É triste dizer, mas a misericórdia de Deus concedida aos incrédulos é exclusivamente temporal. Limita-se a presente vida. Não há misericórdia que se estenda a eles além-túmulo. Mas Deus nunca deixa de ser misericordioso. Isto constitui uma qualidade de Sua essência divina e o exercício de Sua misericórdia é regulado por Sua vontade soberana. “Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão” (Rm 9.15). “Não por obras de justiça praticada por nós, mas segundo a sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador, afim de que, justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna” (Tt 3.5-7). Amém!

Pr. José Rodrigues Filho

*Visite a Igreja Presbiteriana da Silva Jardim - Curitiba/PR
Av. Silva Jardim, 4155 – Seminário
(41)3242-8375

Nenhum comentário:

Postar um comentário