"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Do Sacramento – “Batismo”

Igreja Presbiteriana da Silva Jardim - Curitiba/PR

Do Sacramento – Batismo
“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mt 28.19,20).

Há só dois sacramentos ordenados por Cristo, nosso Senhor, no Evangelho - o Batismo e a Santa Ceia. A palavra “Sacramento”, em seu uso clássico, é uma palavra que designava alguma coisa que obriga ou envolve obrigações, uma garantia dada ou um juramento de obediência. Em seu uso eclesiástico, corretamente usado pela Igreja, significa uma santa ordenança imediatamente instituída por Deus para representar Cristo. Cada sacramento consiste de dois elementos – um sinal externo, sensível; e uma graça interna, espiritual, significada pelo sinal. 

“O Batismo é um sacramento do Novo Testamento, instituído por Jesus Cristo, não só para solenemente admitir na Igreja a pessoa batizada, mas também para servir-lhe de sinal e selo do pacto da graça, de sua união com Cristo, da regeneração, da remissão dos pecados e também da sua consagração a Deus por Jesus Cristo, a fim de andar em novidade de vida”. No Batismo o sinal externo sensível é a água, que deve ser aplicada em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo à pessoa do batizando. A graça interior, espiritual, significada pelo sinal é – a purificação espiritual pelo poder imediato e pessoal do Espírito Santo na alma; e então, consequentemente, a habitação do Espírito Santo, resultando na união do batizando com Cristo, tornando-o herdeiro de todos os benefícios do pacto. 

Nele, também fostes circuncidados, não por intermédio de mãos, mas no despojamento do corpo da carne, que é a circuncisão de Cristo, tendo sido sepultados, juntamente com ele, no batismo, no qual igualmente fostes ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos. E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos” (Cl 2.11-13). 

“Não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador, a fim de que, justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna” (Tt 3.5-7). 

Deus nos abençoe!

Pr. José Rodrigues Filho

*Aula ministrada na IPSilvaJardim (28.01.2018)
*Confissão de Fé de Westminster Comentada, A.A.Hodge - Editora Os Puritanos
*Breve Catecismo de Westminster Comentado, Leonard Van Horn - Editora Os Puritanos
*A Fé Cristã - Estudos baseados no Breve Catecismo de Westminster, Thomas Watson - Editora Cultura Cristã

*Visite a Igreja Presbiteriana da Silva Jardim - Curitiba/PR
Av. Silva Jardim, 4155 – Seminário
(41)3242-8375

Nenhum comentário:

Postar um comentário