"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



terça-feira, 13 de julho de 2021

“ARREPENDIMENTO E FÉ”


“ARREPENDIMENTO E FÉ”

“O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho” (Mc 1.15).

“O arrependimento para a vida é uma graça evangélica, doutrina esta que deve ser proclamada por todo o ministro do evangelho, tanto quanto a da fé em Cristo” (CFW. XV, I).

Graciosamente, por sua bondade, Deus nos conduz ao arrependimento (Rm 2.4). O arrependimento é essencial à salvação. “Se, porém, não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis” (Lc 13.3,5). Deus ordena que todos os homens, em todos os lugares, se arrependam, porque estabeleceu um dia em que julgará o mundo com justiça, por meio de Jesus Cristo (At 17.30,31).

“Ainda que o arrependimento não deva apoiar-se em alguma sorte de satisfação ou ser a causa do perdão, o qual é um ato da livre graça de Deus em Cristo, contudo ele é de tal necessidade a todos os pecadores, que ninguém deve esperar o perdão sem ele” (CFW. XV, III).

Não há salvação sem a graça do arrependimento e fé. Salvação é libertação do império das trevas. Isso significa mais que perdão, é vida transformada. Os salvos são perdoados, libertos do domínio do pecado e transportados para o reino de justiça e paz. “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” (Rm 5.1).

O arrependimento e a fé estão relacionados à justificação de maneiras distintas. A fé sozinha é o instrumento pelo qual Cristo é recebido e crido como Salvador. A justificação é pela fé e não pelo arrependimento. Mas a fé (e, portanto, a justificação) não pode existir onde não há arrependimento. Não podemos ir a Cristo com fé, sem a graça do arrependimento (At 5.30,31).

“A fé, assim recebendo e assim repousando em Cristo e sua justiça, é o único instrumento de justificação; ela, contudo não está sozinha na pessoa justificada, mas é sempre acompanhada de todas as demais graças salvíficas; não é uma fé morta, mas que age através do amor” (CFW. XI, II).

Deus nos abençoe!

Pr. José Rodrigues Filho

*A Graça do Arrependimento, Sinclair Ferguson, Fiel.

*Visite a Igreja Presbiteriana Silva Jardim - Curitiba/PR.
Av. Silva Jardim, 4155 – Seminário.
(41)3242-1115

Nenhum comentário:

Postar um comentário