"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



terça-feira, 6 de julho de 2021

“IMPORTA-VOS NASCER DE NOVO”


“IMPORTA-VOS NASCER DE NOVO”

“Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (Jo 3.3).

Notamos neste texto, para que sua palavra ficasse mais evidente, Cristo Jesus revelando a mesma verdade usando outros termos: “Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus”. O desejo do nosso Senhor e Mestre era que Nicodemos entendesse que ninguém pode tornar-se seu discípulo, a menos que o homem interior seja inteiramente purificado e renovado pelo Espírito, assim como o homem exterior é lavado pela água (Jo 3.5).

Evidentemente, a mudança que o Senhor Jesus afirma ser necessária para a salvação não é superficial. Não se trata de uma simples reforma, melhoria, transformação moral ou mudanças de comportamento. Trata-se de uma profunda mudança de coração, de vontade e de caráter. É uma ressurreição espiritual. Significa passar da morte para vida. É o surgimento de uma nova criatura, com nova natureza, que possui novos hábitos, interesses, desejos, discernimentos, pensamentos, esperanças e temores. Tudo isso, e não menos do que isso, é o que está envolvido na declaração que o nosso Senhor fez sobre a necessidade que todos temos de nascer de novo. “Importa-vos nascer de novo” (Jo 3.7).

Para que haja salvação, esta mudança interior é absolutamente necessária, devido a natureza corrompida com que todos nós, sem exceção, somos nascidos. A este mundo viemos sem fé, sem amor e sem temor a Deus. Não temos qualquer inclinação natural para servi-Lo ou obedecê-Lo, nem qualquer prazer natural em fazer a sua vontade. A expressão “nascer de novo” é a figura mais adequada para descrever a mudança que todos nós precisamos, a fim de sermos cristãos verdadeiros (2Co 5.17).

Nunca esqueçamos que não podemos proporcionar a nós mesmos tão grande mudança. Nenhum homem é o autor de sua própria existência, tampouco pode dar vida celestial a sua própria alma. Conceder vida é uma prerrogativa peculiar de Deus. “Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados” (Ef 2.1).

Deus nos abençoe!

J.C.Ryle (1816-1900).

*Visite a Igreja Presbiteriana Silva Jardim - Curitiba/PR.
Av. Silva Jardim, 4155 – Seminário.
(41)3242-1115

Nenhum comentário:

Postar um comentário