“CHEIO DO ESPÍRITO”: Diferença entre Atos 2.4 e Efésios 5.18
“Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem” (At 2.4). “E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito” (Ef 5.18).
Em Atos capítulo 1 versículo 5, lemos que o nosso Senhor disse aos
discípulos que eles seriam “batizados com o Espírito Santo, não muito depois
destes dias”. Então, em Atos 2, obtemos o cumprimento desta promessa. O
interessante é que Atos 2, onde nos é dado um relato de como os primeiros
discípulos e apóstolos foram batizados com o Espírito Santo, o termo “batismo”
não é usado; somos informados que “todos foram cheios do Espírito Santo”, e
esse é o termo que geralmente é usado depois.
Isso tende a levar à confusão – as pessoas chegam à conclusão de que,
toda vez que você se deparar com a frase “cheio do Espírito”, necessariamente
terá que significar exatamente a mesma coisa. E é assim que muitas pessoas
ficam totalmente confusas com o que lemos em Efésios 5.18: “E não vos
embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito”.
Agora veja isto, os discípulos ficaram cheios do Espírito no Dia de
Pentecostes. Assim, essas pessoas tendem a cair no erro e na confusão de
imaginar que essas coisas são idênticas.
O problema aqui é uma falha de entender o ensino do Novo Testamento
sobre a obra e o modo de operação do Espírito Santo. Ele cumpre várias funções;
elas incluem convicção e, particularmente, a regeneração. Mas ele também faz o
trabalho de nos santificar: é o Espírito quem nos santifica através da verdade.
Além disso, ele tem um grande papel nos assuntos da segurança, da certeza e,
com isso do testemunho, do testificar, do mistério e da obra. Ora, as funções
do Espírito Santo devem ser diferenciadas, caso contrário, haverá confusão
interminável.
Assim, parece-me (e sempre foi reconhecido pelos grandes tratamentos
clássicos deste assunto na doutrina da pessoa e da obra do Espírito Santo) que
seu trabalho pode ser dividido da seguinte forma: sua obra regular e sua obra
excepcional – ou se você preferir em uma linguagem diferente, sua obra indireta
e sua obra direta.
Agora esta divisão na obra e operação do Espírito Santo é de grande
importância. Talvez eu possa ilustrar isso de novo para você falando sobre
avivamentos religiosos. O Espírito Santo está na igreja hoje e ele faz uma obra
regular nela, embora estes sejam os dias das pequenas coisas. Mas não devemos
desprezar esses dias porque, afinal de contas, o que está acontecendo é a obra
do Espírito Santo. É isso que quero dizer com sua obra regular. Mas no momento
em que você começa a ver os avivamentos religiosos, notamos que estes se
sobressaem na história da igreja. Eles ainda são a obra do Espírito Santo, ele
é ainda o operador, mas agindo de uma maneira excepcional e incomum.
Ou, considerando minha outra classificação, que é, talvez, para nosso
propósito imediato, a mais importante das duas – o Espírito Santo normalmente
trabalha através de meios. É isso que tenho em mente quando digo que sua obra é
“indireta”. É o Espírito Santo quem nos deu a Palavra, e seu ministério
regular, seu trabalho ordinário (se alguém pode usar tal termo em relação ao
Espírito Santo) é lidar conosco através das Escrituras. Ele ilumina a mente,
nos dá compreensão, abre as Escrituras para nós, usa o mestre ou o pregador, e
assim por diante. Agora, mesmo que essa obra seja mais ou menos indireta, é
simples e claro – esse é o centro de toda essa doutrina do batismo com o
Espírito Santo – que o Espírito também trabalha e opera de maneira direta.
Eu quero tentar mostrar-lhes, portanto, que a maneira de evitar esta
confusão de assumir que cada vez que você encontrar a expressão “cheio do
Espírito” significa exatamente a mesma coisa, é observar o contexto e ver o que
o escritor está falando. Em Efésios 5.18, como eu quero mostrar a você, ele
está lidando com a santificação, e isso é mais ou menos sua obra regular, e,
portanto, não tem nada a ver diretamente com toda essa questão de ser capaz de
definir o que se entende por batismo com o Espírito Santo. Eu quero sugerir que
um homem pode ser cheio do Espírito de maneira regular, nos termos de Efésios
5.18, e ainda não ser batizado com o Espírito de forma excepcional, direta e
incomum, como vemos em Atos 2.
Deus nos abençoe!
Pr. Martyn Lloyd-Jones
*Extraído do livro “O batismo e os dons do Espírito: Poder e renovação
segundo as Escrituras” – Carisma
Editora.
*Visite a Igreja Presbiteriana Silva Jardim - Curitiba(PR).
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