"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Teste de Espiritualidade

Igreja Presbiteriana Betel
Cultos: Domingos às 09h30 e 19h00

Teste de Espiritualidade
“Portanto, vós orareis assim...”(Mt 6:9).

    
Amados irmãos, fora de qualquer dúvida, a oração é a mais sublime atividade da alma humana. O homem atinge o ponto culminante de sua experiência cristã quando, de joelhos, acha-se face a face com Deus. Quando um homem está conversando com Deus encontra-se na mais elevada ocupação do espírito, e, por conseguinte, ao mesmo tempo serve de teste final da sua verdadeira condição espiritual. Nada existe que seja capaz de revelar tão bem a nossa realidade espiritual, como povo de Deus que somos, do que a nossa vida de oração. Qualquer outra coisa que fizermos em nossa vida cristã será mais fácil do que orar. Doar esmolas não é prática tão difícil – o homem natural, o incrédulo sabe alguma coisa a esse respeito, e é possível detectar um autêntico espírito filantrópico em indivíduos que não são crentes. Certas pessoas parecem ter nascido com disposição e espírito generoso, e, para elas, dar esmolas não é algo particularmente difícil. Não há como duvidar que a oração seja o teste final da qualidade espiritual de um homem, porquanto ele pode falar com seus semelhantes com muito mais desembaraço do que pode falar com Deus. Em última análise, portanto, um homem descobre a verdadeira condição de sua vida espiritual quando se examina privadamente, quando está sozinho com Deus. Corremos um grande perigo de num culto e atos em público proferirmos nossas orações às pessoas presentes ao invés de proferi-las a Deus. Entretanto, quando estamos a sós com Deus, esse perigo desaparece. Porventura todos nós não sabemos o que significa ter menos para dizer a Deus quando estamos sozinhos com Ele do que quando estamos na companhia de outras pessoas? Não deveria ser assim; mas é precisamente isso que acontece. Orar não é somente a mais sublime atividade da alma humana, mas também o mais profundo teste a que pode ser submetida a nossa condição espiritual, quanto a sua autenticidade. “Examine-se, pois, o homem a si mesmo” (1Co 11:28). Amém!

Rev. José Oliveira Filho

Rua Nelson ferreira da Luz, 261 - C. Comprido - Curitiba,PR - CEP: 81220-130 

Nenhum comentário:

Postar um comentário