"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Mistérios de Deus

MISTÉRIOS DE DEUS
“Apliquei o coração a esquadrinhar e a informar-me com sabedoria” (Ec 1:13).

Amados irmãos, temos no livro de Eclesiastes sábios conselhos de Deus àqueles que querem viver em sabedoria, mas acham difícil e perturbador. É mediante a fé que aceitamos os inefáveis mistérios de Deus e temos confirmada a sua verdade; o que não significa não seja necessário pôr a serviço dessa fé os meios de investigação que temos recebido de Deus. O sábio rei Salomão disse: “Apliquei o coração a esquadrinhar e a informar-me com sabedoria de tudo quanto sucede debaixo do céu; este enfadonho trabalho impôs Deus aos filhos dos homens, para nele os afligir” (Ec 1:13). Não há como duvidar por um momento sequer seja esta a ocupação mais digna que nos caiba dar as nossas faculdades mentais, nem exista nada mais elevado para um cristão do que os de orientar sua vida e ampliar os alicerces de sua fé. Nossa razão deve dedicar-se a amparar a nossa fé, sempre porém sob a reserva de não imaginar que por si só, pela força que pode alcançar, lhe seja dada adquirir ciência sobrenatural que provém de Deus. A compreensão da Palavra de Deus ultrapassa a compreensão natural do ser humano, mas isso não significa dizer que não precisamos fazer uso da razão para compreendê-la. O livro de Eclesiastes tem sido considerado como uma obra apologética, isto é, uma tentativa de defender a fé em Deus através de respostas a argumentos expostos na negativa. O Livro parece argumentar que a vida não tem sentido. Diante de tais argumentos, Salomão chega à sábia conclusão: “De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é dever de todo homem. Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más” (Ec 12:13,14). Agradeça a Deus pela salvação em Cristo Jesus e esforce-se diariamente para desenvolvê-la. Ela chegou até nós por extraordinária graça de Deus e nós a compreendemos pelo diligente uso da razão. Estude a Bíblia! Amém.

Rev. José Oliveira Filho

Igreja Presbiteriana do Brasil no Champagnat
Rua Desembargador Otávio do Amaral, 885 – Curitiba/PR
(41) 3023-5896
Pastor Efetivo: Rev. Luiz Eduardo Pugsley Ferreira
Pastor Auxiliar: Rev. José Rodrigues de Oliveira Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário