"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Graça Soberana

Graça Soberana
“Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei mudar a vossa sorte” (Jr 29.13,14).

Exatamente por ser a graça de Deus um favor imerecido, exerce-se necessariamente de maneira soberana. Deus não está sob nenhuma obrigação para com nenhuma de Suas criaturas, e menos ainda para com os que estão em flagrante rebeldia contra Ele. O SENHOR declarou a Moisés: “Farei passar toda a minha bondade diante de ti e te proclamarei o nome do SENHOR; terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia e me compadecerei de quem eu me compadecer” (Êx 33.19). Cientes que a bondade, a misericórdia e a graça são “dons”, que direito temos de dizer a Deus a quem Ele deve doá-los? Deus não recusa mudar a sorte de quem O busca de todo o coração e de acordo com as Suas prescrições: “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei mudar a vossa sorte” (Jr 29.13,14). Mas, se de um mundo impenitente e incrédulo Deus resolveu exercer o Seu direito soberano de escolher um número limitado de pessoas para serem salvas, quem poderá dissuadi-Lo? Estará Deus obrigado a impor o Seu dom aos que não lhe dão valor? Estará Deus forçado a salvar quem está determinado andar no conselho dos ímpios, no caminho dos pecadores, na roda dos escarnecedores? Nada enraivece mais o homem caído e mais contribui para trazer à tona a sua inata e inveterada inimizade contra Deus, do que proclamar a absoluta soberania da graça divina. Dizer que Deus é livre, que formou Seu propósito desde a eternidade, sem nenhuma consulta a criatura, é demasiadamente humilhante para o homem orgulhoso e prepotente. Dizer que a graça não pode ser adquirida ou conquistada pelo esforço humano, esvazia demais o ego dos que confiam em sua justiça própria. E o fato de que a graça especial e distintiva separa os que Deus quer, para serem os objetos do Seu favor, provoca ainda mais acalorados protestos do homem rebelde e arrogante. O barro se levanta contra o Oleiro e pergunta: “Por que Tu me fazes assim?” “Ai daquele que contende com o seu Criador! E não passa de um caco de barro entre outros cacos. Acaso, dirá o barro ao que lhe dá forma: Que fazes? Ou: A tua obra não tem alça” (Is 45.9). Medita nestas coisas!

Rev. José Oliveira Filho

*Os Atributos de Deus, A.W.Pink – Editora PES

*Visite a Igreja Presbiteriana da Silva Jardim - Curitiba/PR
Av. Silva Jardim, 4155 – Seminário
(41)3242-8375

Nenhum comentário:

Postar um comentário