"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Graça Especial

Graça Especial
“Porque todos nós temos recebido da sua plenitude e graça sobre graça. Porque a lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo” (Jo 1.16,17).

A graça especial de Deus se manifesta no Senhor Jesus Cristo, por Ele e através dEle, isto não significa que Deus nunca exercera a Sua graça especial antes da encarnação de Seu Filho Unigênito. Quando a maldade do homem se multiplicava na terra, Noé achou graça diante do SENHOR” (Gn 6.5,8). E de Moisés, disse Deus: “Conheço-te pelo teu nome; também achaste graça aos meus olhos” (Êx 33.12). 

A graça e a verdade foram plenamente reveladas e perfeitamente exemplificadas quando o nosso Redentor veio a este mundo para nos redimir de todo pecado. É somente através de Jesus Cristo, o Mediador, que a graça especial de Deus flui para os Seus eleitos. Esta graça especial é irresistível. Devemos lembrar que Deus Pai elege incondicionalmente o Seu povo, o Filho os redime objetivamente, e o Espírito aplica eficazmente a redenção no coração de cada um deles. 

Considere a lógica bíblica: Se o homem em estado de pecado está totalmente corrompido em consequência da queda, e espiritualmente incapacitado para salvar-se, visto que “está morto em seus delitos e pecados”; se Deus escolheu soberanamente, antes da fundação do mundo, aqueles em quem manifestaria a Sua graça especial, designando-os para a salvação, e se Cristo expiou de fato (objetivamente) o pecado dos eleitos através do Seu sangue vertido na Cruz, Sua vida derramada; então, segue-se necessariamente, que esta graça especial, salvadora, redentora e santificadora do Deus Triúno será eficazmente aplicada e os eleitos de Deus serão irresistivelmente chamados para serem justificados, santificados e glorificados. “E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou” (Rm 8.30).

Deus nos abençoe!

Pr. José Rodrigues Filho

*Calvinismo - As Antigas Doutrinas da Graça, P. Anglada – Editora Os Puritanos

*Visite a Igreja Presbiteriana da Silva Jardim - Curitiba/PR
Av. Silva Jardim, 4155 – Seminário
(41)3242-8375

Nenhum comentário:

Postar um comentário