"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



sábado, 4 de agosto de 2018

“Fé Eficaz”

“Fé Eficaz”
Dou sempre graças ao meu Deus, fazendo menção de ti em minhas orações, ouvindo de teu amor e da fé que tens para com o Senhor Jesus e para com todos os santos; para que a comunhão de tua fé venha a ser eficaz no conhecimento de todo o bem que há em vós para com Cristo” (Fl 1.4-6).

“Para que a comunhão de tua fé venha a ser eficaz”. Esta cláusula é um tanto obscura, contudo tentarei elucidá-la de uma maneira tal que meus leitores venham a apreender a intenção de Paulo. Primeiramente devemos descobrir que o apóstolo não está dando prosseguimento ao seu enaltecimento à pessoa de Filemom, mas está explicando o que pedira para ele, ao fazer menção dele em suas orações (vs 4). Então, o que ele pediu? Que sua fé, convertendo-se em boas obras, por si só provasse ser genuína e frutífera. Ele qualifica: “a comunhão de tua fé”, visto que a fé não permanece inativa e escondida, mas se manifesta aos homens através de seus frutos. Pois ainda que a fé tenha sua residência secreta nos recessos do coração, ela se comunica com os homens através das boas obras. É como se ele quisesse dizer: “Tua fé, ao comunicar-se, pode comprovar sua eficácia em todas as coisas saudáveis”. “No conhecimento de todo o bem” significa experiência. O apóstolo deseja que a fé de Filemom se comprovasse eficaz por seus efeitos, e isso sucede quando as pessoas entre as quais vivemos conhecem nossa vida piedosa e santa. Daí ele falar de todo o bem que há em vós, porque tudo o que existe de bom em nós revela nossa fé. Medite estas coisas!

*Edições Paracletos, Pastorais - João Calvino (1509-1564).

*Visite a Igreja Presbiteriana da Silva Jardim - Curitiba/PR.
Av. Silva Jardim, 4155 – Seminário
(41)3242-8375

Nenhum comentário:

Postar um comentário