"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



quinta-feira, 13 de setembro de 2018

“Fé e Santidade”

“Fé e Santidade
“Purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus” (2Co 7.1).

Será sábio proclamar de forma tão direta, crua e sem qualificação, conforme muitos fazem, que a santidade das pessoas convertidas dá-se pela fé somente e de maneira alguma pelo esforço pessoal? Isto está em harmonia com a Palavra de Deus? Eu duvido. Que a fé em Cristo é a raiz de toda santidade; que o primeiro passo em direção a uma vida santa é confiar em Cristo: que, enquanto não cremos, não temos o menor sinal de santidade; que a união com Cristo mediante a fé é o segredo tanto do início como da continuação na santidade; que a vida que vivemos na carne deve ser vivida pela fé no Filho de Deus; que a fé purifica o coração; que a fé é a vitória que vence o mundo; que pela fé os antigos obtiveram bom nome – são verdades que um crente bem-instruído jamais pensaria em negar. Mas, as Escrituras certamente nos ensinam que para seguir a santidade, o verdadeiro crente precisa exercer esforço pessoal e trabalho tanto quanto a fé. O mesmo apóstolo que diz: “Esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus” (Gl 2.20), disse também em outras passagens: “Purifiquemo-nos de toda impureza” (2Co 7.1). “Esforcemo-nos, pois, por entrar” (Hb 4.11). “Desembaraçando-nos de todo peso” (Hb 12.1). Outrossim, a Bíblia em parte alguma ensina que a fé nos santifica no mesmo sentido e da mesma maneira como a fé nos justifica! Sem a menor controvérsia, na questão de nossa justificação diante de Deus, a fé em Cristo é a única coisa necessária. Todos quantos simplesmente creem são justificados. A retidão é imputada “ao que não trabalha, porém crê” (Rm 4.5). É inteiramente bíblico e correto dizer: “A fé somente justifica”. Porém, não é igualmente bíblico e correto dizer: “A fé somente santifica”. Medite estas coisas!

John Charles Ryle (1816-1900)

*“Santidade, sem a qual ninguém verá o Senhor” - Editora Fiel.

*Visite a Igreja Presbiteriana da Silva Jardim - Curitiba/PR.
Av. Silva Jardim, 4155 – Seminário
(41)3242-8375

Nenhum comentário:

Postar um comentário