"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



segunda-feira, 22 de abril de 2019

O Apóstolo Tomé e o exercício da Fé

O Apóstolo Tomé e o exercício da Fé
“E logo disse a Tomé: Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos; chega também a mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente” (Jo 20.27).

Amados irmãos, em nenhuma outra parte dos quatro evangelhos, encontramos este aspecto do caráter de nosso Senhor Jesus tão bem ilustrado quanto ao incidente agora relatado. Não podemos imaginar uma atitude tão provocante e desagradável quanto a de Tomé, quando nem mesmo o testemunho dos dez fiéis irmãos surtiu qualquer efeito e com pertinácia ele declarou: “Se eu não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, e ali não puser o dedo, e não puser a mão no seu lado, de modo algum acreditarei” (Jo 20.25). Porém, é difícil pensarmos em uma atitude mais compassiva e paciente do que a de nosso Senhor ao lidar com este frágil discípulo. Ele não o rejeitou, desprezou ou excomungou. Ao final da semana, Jesus aparece de novo e, em especial, para benefício de Tomé (Jo 20.26). O Senhor aborda-o de acordo com sua fragilidade, assim como um médico trata uma criança voluntariosa – “E logo disse a Tomé: Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos; chega também a mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente” (Jo 20.27). Se nenhuma outra coisa o satisfaria, exceto a mais gritante e simples evidência física, esta lhe seria dada. Certamente esta foi uma demonstração do amor que excede todo entendimento e da paciência que ultrapassa qualquer compreensão.

Podemos ter certeza de que uma passagem como esta foi escrita para fornecer consolo a todos os verdadeiros crentes. O Espírito Santo sabia muito bem que o tipo mais comum de crente que existe neste mundo perverso são os fracos, apáticos e duvidosos. Ele cuidou de providenciar abundantes provas de que Jesus é riquíssimo em paciência e compaixão e de que suporta as fraquezas de seu povo. Esforcemo-nos para demonstrar a mesma atitude de nosso Senhor e seguir o seu exemplo. Jamais menosprezemos pessoas, considerando-as perdidas e sem a graça divina, porque o seu amor não é intenso e sua fé, inconsistente. Lembremo-nos de como Ele lidou com Tomé e sejamos compassivos e misericordiosos. Nosso Senhor tem muitos filhos deficientes em sua família, muitos soldados inexperientes em seu exército e muitas ovelhas mancas em seu rebanho. No entanto, Ele suporta todas elas e não as lança fora (Jo 6.37). Feliz é o crente que aprendeu a lidar de maneira semelhante com seus irmãos. Na igreja, existem muitos que, à semelhança de Tomé, são vagarosos no exercício da fé; mas, apesar disso, são verdadeiros servos de Cristo.

Deus nos abençoe!

J.C.Ryle (1816-1900)

*Meditações no Evangelho de João, Editora Fiel. 

*Visite a Igreja Presbiteriana da Silva Jardim - Curitiba/PR.
Av. Silva Jardim, 4155 – Seminário
(41)3242-8375

Nenhum comentário:

Postar um comentário