"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



segunda-feira, 22 de abril de 2019

A nobre declaração do Apóstolo Tomé

A nobre declaração do Apóstolo Tomé
“Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu! (Jo 20.28).

Amados irmãos, a nobre exclamação proveniente dos lábios de Tomé, ao ficar convencido de que o Senhor realmente ressurgira dentre os mortos: “Senhor meu e Deus meu!”, admite apenas um significado. Era um evidente testemunho sobre a bendita divindade de nosso Senhor Jesus; uma incomparável e nítida afirmativa de que Tomé acreditava ser não apenas homem mas também Deus a Pessoa que ele havia tocado e visto naquele dia. Antes de tudo foi um testemunho que nosso Senhor recebeu, sem proibir, e uma declaração sobre a qual Ele não pronunciou qualquer palavra de censura. Quando Cornélio se prostrou diante de Pedro e quis adorá-lo, o apóstolo imediatamente recusou esta honra, “dizendo: Ergue-te, que eu também sou homem” (At 20.26). Quando as pessoas de Listra quiseram oferecer sacrifícios ao apostolo Paulo e Barnabé, estes, “rasgando as vestes, saltaram para o meio da multidão, clamando: Senhores, por que fazeis isto? Nós também somos homens como vós, sujeitos aos mesmos sentimentos” (At 14.14,15). Porém, quando Tomé declarou a Jesus: “Senhor meu e Deus meu!”, não recebeu qualquer palavra de reprovação da parte de nosso Senhor, que é santo e ama a verdade. Temos dúvida de que estas coisas foram escritas para nosso ensino?

Gravemos com firmeza em nossas mentes o fato de que a divindade de Cristo é uma das grandes verdades fundamentais do cristianismo; estejamos dispostos a morrer, ao invés de renunciá-la. Visto que o Senhor Jesus é o próprio Deus, existe um propósito para a expiação, a mediação, o sacerdócio e toda a obra da redenção realizada por Ele. Estas gloriosas doutrinas seriam blasfêmias inúteis, se Cristo não fosse divino. Devemos sempre louvar a Deus porque a divindade de nosso Senhor está ensinada em toda a Escritura e permanece com evidências que não podem ser desprezadas. Acima de tudo, precisamos com toda confiança fazer nossas almas descansarem diariamente em Cristo, como Aquele que é Deus e homem perfeito. Ele é homem, por conseguinte, é capaz de comover-se por sentir nossas fraquezas. Ele é Deus; “por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se achegam a Deus” (Hb 7.25). Não tem qualquer motivo de receio o crente que, pela fé, olha para Jesus e, assim como Tomé, afirma: “Senhor meu e Deus meu”. Possuindo um Salvador como Jesus, não precisamos ter medo de começar a genuína vida cristã, pois, com Ele, prosseguiremos ousadamente.

Aleluia!

J.C.Ryle (1816-1900)

*Meditações no Evangelho de João, Editora Fiel.

*Visite a Igreja Presbiteriana da Silva Jardim - Curitiba/PR.
Av. Silva Jardim, 4155 – Seminário
(41)3242-8375

Nenhum comentário:

Postar um comentário