"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



quarta-feira, 29 de maio de 2019

“Rendei Graças ao SENHOR”

“Rendei Graças ao SENHOR”
“Rendei graças ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre” (Sl 136.1).

Devemos louvar a Deus pelo que Ele é em Si mesmo. Deus é essencialmente bom; e não somente bom, Ele é a própria bondade. Na criatura, a bondade é uma qualidade comunicada, acrescentada; em Deus é sua essência. “Rendam graças ao SENHOR por sua bondade e por suas maravilhas para com os filhos dos homens!” (Sl 107.8). “Bom e reto é o SENHOR, por isso, aponta o caminho aos pecadores” (Sl 25.8). Disse o Senhor Jesus: “Eu sou o bom pastor... Eu sou o caminho...” (Jo 10.11 e 14.6).

Um fruto da bondade de Deus é a sua misericórdia, que é a pronta inclinação de Deus em aliviar as misérias das criaturas caídas. “Pela manhã louvarei com alegria a tua misericórdia; pois tu me tens sido alto refúgio e proteção no dia da minha angústia” (Sl 59.16). 

Em geral, Deus tem demostrado seu cuidado e sustém por suas ações misericordiosas e especiais os filhos dos homens, ajudando-os, apesar dos seus pecados. “Ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos” (Mt 5.45). Aos eleitos e firmados em Cristo Jesus, por aliança eterna, Ele comunica sua misericórdia soberana. “Farei com eles aliança eterna, segundo a qual não deixarei de lhes fazer o bem; e porei o meu temor no seu coração, para que nunca se apartem de mim” (Jr 32.40).

A misericórdia de Deus concedida aos incrédulos é exclusivamente temporal. Limita-se a presente vida. Não há misericórdia que se estenda a eles além-túmulo. Mas Deus nunca deixa de ser misericordioso. Isto constitui uma qualidade de sua essência divina, e o exercício de sua misericórdia é regulado por sua vontade soberana. “Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão” (Rm 9.15). Medita estas coisas!

Pr. José Rodrigues Filho

*Visite a Igreja Presbiteriana da Fazendinha - Curitiba/PR.
Rua Ver Elias Karam, 150
Fone (41)3239-2123

Nenhum comentário:

Postar um comentário