"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



quinta-feira, 4 de julho de 2019

“Perseverança dos Santos”

“Perseverança dos Santos”
Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus (Fp 1.6).

“Aqueles a quem Deus aceitou em seu Amado, eficazmente chamados e santificados por seu Espírito, não podem nem totalmente, nem finalmente apostatar do estado de graça; mas com toda certeza perseverarão nela até o fim e serão eternamente salvos” (CFW.XVII.I).

O ponto central enfatizado na doutrina da Perseverança dos Santos é que os verdadeiros crentes, uma vez regenerados e justificados por Deus, não podem jamais um dia, totalmente, nem finalmente apostatar da graça, mas infalivelmente perseverarão até ao fim (Fp 1.6).

Deus permite que problemas surjam na vida daqueles que se proclamam cristãos a fim de testar a veracidade de sua fé. Então, torna-se claro para eles, e muitas vezes para os outros, se realmente estão levando a sério seu relacionamento com Deus. Um dos sinais do verdadeiro cristão é que ele persevera mesmo nas dificuldades, mantendo-se fiel a Cristo. Bem-aventurado o homem que suporta com perseverança a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam (Tg 1.12).

Admitimos que verdadeiros cristãos podem se tornar espiritualmente frios, cair em graves pecados, e, por algum tempo continuar neles. Entretanto, nunca tão totalmente que se cansem de Deus. Previna-se e lute contra as tentações do mundo, as seduções de Satanás, as corrupções de sua própria natureza e a negligência dos meios da graça. Pois, se o resultado dos problemas e provações naqueles que professam o cristianismo for de total apostasia, isso demonstra que nunca foram verdadeiros convertidos. Eles saíram de nosso meio, entretanto não eram dos nossos; porque, se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco; todavia, eles se foram para que ficasse manifesto que nenhum deles é dos nossos (1Jo 2.19). Medita estas coisas!

Pr. José Rodrigues Filho

*A Genuína Experiência Espiritual, Jonathan Edwards, Editora PES.
*Confissão de Fé de Westminster Comentada, A.A.Hodge, Editora Os Puritanos.

*Visite a Igreja Presbiteriana Silva Jardim - Curitiba/PR.
Av. Silva Jardim, 4155 – Seminário
(41)3242-8375

Nenhum comentário:

Postar um comentário