"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

“Conversai com vosso próprio coração”

“Conversai com vosso próprio coração”
“Tremei, pois, e não pequeis; conversai com vosso próprio coração em vosso leito, e sossegai” (Sl 4.4).

Davi exorta seus inimigos a que se arrependam, se porventura sua loucura não fosse totalmente irremediável. Ele lhes ordena que tremessem, palavra essa por meio da qual ele repreende sua estupidez em andar por caminho perverso, sem o mais leve temor de Deus ou sem qualquer senso de perigo.

Em seguida os admoesta a conversar com seu próprio coração, em seus leitos, isto é, ponderar profunda e lentamente sobre si mesmos e, por assim dizer, em algum lugar de total retiro; um exercício contrário à natureza de suas desregradas paixões.

A falar em seus leitos é uma forma de expressão extraída da prática comum e da experiência dos homens. Sabemos que durante nossa relação com os homens no dia-a-dia, nossos pensamentos são distraídos e às vezes julgamos precipitadamente, sendo enganados pela aparência externa; enquanto que, na solidão, podemos dar a algum assunto uma atenção mais profunda; e, ainda mais, o senso de pudor, pois, não permite que uma pessoa reflita sem que dissimule suas próprias faltas. Davi, pois, exorta seus inimigos a desvencilhar-se daqueles que eram testemunhas e juízes de suas ações no cenário da vida pública, e ao se verem a sós, que fizessem um autoexame mais veraz e honesto.

O apóstolo Paulo, ao citar esta passagem em Efésios 4.26, ou, pelo menos, ao fazer alusão ao sentimento de Davi, segue a Septuaginta: “Irai-vos e não pequeis”. E, contudo, faz uma hábil e bela aplicação da mesma ao seu propósito. Ele ali nos ensina que os homens, em vez de perversamente derramarem sua ira contra seu próximo, deviam antes, por justa causa, irar contra si próprios, a fim de que, por esse meio, venham a abster-se de pecar. E, portanto, ele lhes ordena, antes, a afligir-se interiormente e a sentir ojeriza de si próprios, e em seguida irar-se, não tanto das pessoas, e, sim, dos vícios dos outros.

Deus nos abençoe!

João Calvino (1509-1564).

*Comentário do Livro dos Salmos, Edições Paracletos.

*Visite a Igreja Presbiteriana Silva Jardim - Curitiba/PR.
Av. Silva Jardim, 4155 – Seminário.
(41)3242-8375

Nenhum comentário:

Postar um comentário