"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



sexta-feira, 21 de agosto de 2020

“O SENHOR ouviu a minha súplica”.

SALMO 6.6-10
Estou cansado de tanto gemer; todas as noites faço nadar o meu leito, de minhas lágrimas o alago. Meus olhos, de mágoa, se acham amortecidos, envelhecem por causa de todos os meus adversários”.

Essas formas de expressão são hiperbólicas, porém não devemos imaginar Davi, à moda dos poetas, exagerando seu sofrimento; ele declara realmente quão amargo o sentia. Devemos ter sempre em mente que a aflição deste servo de Deus não procedia tanto de ter ele sido severamente ferido com fadiga física; considerando, porém, o quanto Deus estava desgostoso com ele, viu, por assim dizer, o inferno escancarado para recebê-lo; e a fadiga mental que isso produz excede a todos os demais sofrimentos. Quanto mais sinceramente é um homem devotado a Deus, muitíssimo mais severamente perturbado é ele pelo senso da ira divina. Nada nos impede, em nossos dias, de experimentar pessoalmente o que Davi descreve concernente a si mesmo. Os que têm experimentado, mesmo em grau moderado, o que significa lutar contra o temor da morte eterna, se sentirão satisfeitos com o fato de que nada há de extravagante nas palavras de Davi. Davi é apresentado aqui como alguém afligido com os terrores de uma consciência culpada, sentindo em seu íntimo tormentos não de uma espécie ordinária, mas de uma espécie tal que o levou quase ao total desfalecimento.

“Apartai-vos de mim, todos os que praticais a iniquidade, porque o SENHOR ouviu a voz do meu lamento; o SENHOR ouviu a minha súplica; o SENHOR acolhe a minha oração. Envergonhem-se e sejam sobremodo perturbados todos os meus inimigos; retirem-se, de súbito, cobertos de vexame”.

Depois que Davi tomou suas aflições e as depositou diante de Deus, a seguir ele assume um novo comportamento. E, indubitavelmente, ele havia sido afligido com mui prolongado desânimo espiritual antes que pudesse recobrar-se e atingir um grau tal de segurança como aqui ele exibe; pois sabemos que ele gastou muitas noites em continuo lamento. No entanto, vemos que por mais angustiado e exausto estivesse ele, esperou seu delongado livramento com paciência; e agora livre, com profundo entusiasmo, se anima a louvar ao SENHOR e cantar a sua vitória.

O Deus de toda graça é a nossa única Luz de Esperança. Ele é Justo Juiz, mas é também Deus Compassivo e Misericordioso. Notem que Davi repete por três vezes que suas orações foram ouvidas, testificando que seu livramento é atribuído ao Deus de toda graça, e se confirma na confiança de que não recorrera a Deus em vão. E se devemos receber algum fruto de nossas orações, devemos também crer que os ouvidos de Deus não estão fechados contra nós.

“Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra” (2Cr 7.14).

“Bem-aventurado aquele cuja iniquidade é perdoada, cujo pecado é coberto” (Sl 32.1).

Deus nos abençoe!

Pr. José Rodrigues Filho

*Resumo dos comentários do Salmo 6, João Calvino, Edições Paracletos. 

*Visite a Igreja Presbiteriana Silva Jardim - Curitiba/PR.
Av. Silva Jardim, 4155 – Seminário.
(41)3242-8375

Nenhum comentário:

Postar um comentário