"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



sexta-feira, 21 de agosto de 2020

"Tem compaixão de mim, SENHOR"

SALMO 6.2,3 
“Tem compaixão de mim, SENHOR, porque eu me sinto debilitado; sara-me, SENHOR, porque os meus  ossos estão abalados. Também a minha alma está profundamente perturbada; mas tu, SENHOR, até quando?”

Ao clamar veementemente a Deus que usasse de compaixão para com ele, daqui se manifesta ainda mais nitidamente que, pelos termos ira e furor, citados no primeiro versículo, Davi não pretendia insinuar crueldade ou severidade indevida, mas somente o juízo tal como Deus executa sobre os réprobos, a quem não poupa usando de misericórdia como faz aos seus próprios filhos. Ao valer-se, pois, exclusivamente da compaixão de Deus, Davi demonstra que nada deseja além de não ser tratado segundo a estrita justiça ou segundo merecia. Com o fim de obter de Deus sua compaixão, declara que está debilitado: Tem compaixão de mim, SENHOR, porque eu me sinto debilitado. Davi evoca sua fraqueza, não porque estivesse simplesmente enfermo, mas porque se sentia fulminado e perturbado por algo que lhe havia sucedido. E como sabemos que o propósito de Deus, ao infligir-nos algum castigo, consiste em quebrantar-nos, então, quando somos disciplinados sob sua vara, a porta se abre para que sua misericórdia nos alcance. Além disso, visto que entendemos a peculiar função de Deus em curar os enfermos, erguer os caídos, amparar os fracos e, finalmente, comunicar vida aos mortos, esta, por si mesma, é uma razão suficiente para buscarmos o seu favor quando nos acharmos mergulhados em aflições.

Davi colocou sua esperança de salvação exclusivamente na compaixão de Deus, ele demonstrou o quanto se encontrava desgastado, e acrescenta que isso havia prejudicado sua saúde física, e ora por restauração, por cura, por isso clama: Sara-me, SENHOR, porque os meus ossos estão abalados. Todas as bênçãos que pedimos a Deus emanam de sua infinita graça e somos libertados das calamidades e castigos, quando Deus usar de misericórdia para conosco.

Porque meus ossos estão abalados, diz Davi. Ele atribui medo ou abalo em seus ossos, não porque sejam dotados de emoção, mas porque a veemência de sua tristeza era tal que afetara todo seu corpo. Ele não fala de sua carne, que é parte mais frágil no sistema corporal; menciona, porém, seus ossos, com isso insinuando que as partes mais resistentes de sua estrutura estão tremendo de medo. A seguir ele assinala também que a sua alma está excessivamente perturbada. A parte conectiva, também, tem aqui o sentido da partícula causal, pois, como se quisesse dizer: Tão severa e íntima é a angústia de meu coração, que afeta e esvai as energias de cada parte de meu corpo.

Mas tu, SENHOR, até quando? Essa forma elíptica de expressão serve para comunicar mais energicamente a veemência da conturbação, a qual não só conserva as mentes humanas confusas, mas igualmente suas línguas, impedindo o fluxo da linguagem. Há quem, para completar a sentença, a complemente com as palavras: me afligirás? ou: continuarás a castigar-me? Outros leem: Até quando adiarás tua misericórdia? Mas o que está declarado no versículo seguinte mostra que este segundo sentido é o mais provável, pois ali Davi ora para que o Senhor o considerasse com os olhos de sua graça e compaixão.

Deus nos abençoe!

Pr. José Rodrigues Filho

*Resumo dos comentários do Salmo 6, João Calvino, Edições Paracletos. 

*Visite a Igreja Presbiteriana Silva Jardim - Curitiba/PR.
Av. Silva Jardim, 4155 – Seminário.
(41)3242-8375

Nenhum comentário:

Postar um comentário