"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



segunda-feira, 14 de setembro de 2020

A Dureza de um Coração Ímpio


A Dureza de um Coração Ímpio
“Tendo Jesus dito estas palavras, saiu juntamente com seus discípulos para o outro lado do ribeiro Cedrom, onde havia um jardim; e aí entrou com eles. E Judas, o traidor, também conhecia aquele lugar, porque Jesus ali estivera muitas vezes com seus discípulos. Tendo, pois, Judas recebido a escolta e, dos principais sacerdotes e dos fariseus, alguns guardas, chegou a este lugar com lanternas, tochas e armas. Sabendo, pois, Jesus todas as coisas que sobre ele haviam de vir, adiantou-se e perguntou-lhes: A quem buscais? Responderam-lhe: A Jesus, o Nazareno. Então, Jesus lhes disse: Sou eu. Ora, Judas, o traidor, estava também com eles” (Jo 18.1-5).

Vemos nesses versículos a excessiva dureza de coração que pode tomar conta da alma de uma pessoa ímpia. Somos informados que Judas, um dos apóstolos, tornou-se o guia daqueles que prenderam a Jesus. Judas utilizou o conhecimento que possuía sobre o lugar para o qual Jesus costumava se retirar e trouxe os terríveis inimigos do Senhor. João nos conta que Judas, o traidor, estava também com o grupo de oficiais e soldados que se aproximaram de Jesus, para prendê-lo. Mas este foi o homem que durante três anos esteve na companhia de Jesus, viu seus milagres, ouviu seus sermões, desfrutou dos benefícios de sua instrução particular, professava ser crente, trabalhou e pregou em nome de Cristo! Com razão, poderíamos indagar: “Senhor, que é o homem?” Para alguém cair do mais elevado grau de privilégio para as profundezas do pecado, são necessários apenas alguns passos. Um privilégio mal utilizado é capaz de paralisar a consciência. O mesmo fogo que derrete a cera endurece a argila.

Tenhamos cuidado para não fundamentarmos nossa esperança de salvação em conhecimento religioso, embora o tenhamos em abundância, ou em vantagens espirituais, ainda que sejam muitas. Talvez conheçamos todas as verdades doutrinárias e sejamos capazes de ensiná-las aos outros, mas, apesar disso, estas coisas podem mostrar-se inúteis, e nós sejamos lançados na condenação eterna assim como Judas Iscariotes. Podemos nos aquecer em todo o resplendor dos privilégios espirituais, ouvir os melhores ensinos de Cristo e não produzir fruto para a glória de Deus; por conseguinte, seremos contados como varas murchas e lançados no fogo. “Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia” (1Co 10.12). Acima de tudo, tenhamos cuidado para não alimentar em nossos corações qualquer pecado oculto e habitual, tal como o amor ao dinheiro ou ao mundo. Um pequeno vazamento pode afundar um barco. Um pecado não mortificado pode arruinar um crente professo. Aquela pessoa tentada a ser negligente no que se refere à sua vida espiritual deve meditar nessas coisas e tomar cuidado. Lembre-se de Judas Iscariotes, cuja história é uma lição.

“Não são poucos os que, a semelhança de Judas Iscariotes, caminham por toda a vida enganando a muitos”. 

Deus nos abençoe!

J.C.Ryle (1816-1900).

*Visite a Igreja Presbiteriana Silva Jardim - Curitiba/PR.
Av. Silva Jardim, 4155 – Seminário.
(41)3242-8375

Nenhum comentário:

Postar um comentário