"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



terça-feira, 15 de setembro de 2020

“Vigiai e Orai”

“Vigiai e Orai”
“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca” (Mt 26.41).

Amados irmãos, aprendamos que existe grande fraqueza, até mesmo nos verdadeiros discípulos de Cristo, e que eles precisam vigiar e orar a esse respeito. Vemos Pedro, Tiago e João, três apóstolos escolhidos, dormindo, quando deveriam estar vigiando e orando. Também vemos nosso Senhor Jesus dirigindo-se a eles com estas solenes palavras: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca”.

Há uma dupla natureza em todos os crentes. Convertidos e santificados como são, mesmo assim eles ainda carregam consigo uma massa de corrupção, um corpo de pecado. O apóstolo Paulo refere-se a isso, quando assevera: “... encontro a lei de que o mal reside em mim. Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus; mas vejo nos meus membros outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado...” (Rm 7.21-23). A experiência de todos os verdadeiros cristãos, em todos os séculos, confirma isso. Eles encontram dentro de si mesmos dois princípios contrários, e uma batalha contínua entre os dois. Nosso Senhor alude a esses dois princípios quando se dirige aos discípulos dormentes. Ele chama a um de “carne” e ao outro de “espírito”. “O espírito na verdade, está pronto, mas a carne é fraca”.

O nosso Senhor Jesus não procurou desculpar a fraqueza dos seus discípulos. Ele usou essa fraqueza como argumento para ensinar a importância da vigilância e oração. Ele nos diz que o próprio fato de estarmos cercados de tanta fraqueza deveria despertar-nos continuamente para “vigiar e orar”.

Se desejamos andar com Deus, “fortalecidos no Senhor e na força do seu poder”, então nunca nos esqueçamos de vigiar e orar. Que vivamos como soldados em território inimigo, montando guarda permanente. O mundo é muito traiçoeiro e o diabo está sempre à espreita. Que as palavras do nosso Senhor soem em nossos ouvidos diariamente, como uma trombeta. O espírito pode, talvez, estar bem pronto, mas a carne é sempre muito fraca. Portanto, vigiemos sempre e oremos sempre.

Deus nos abençoe!

John Charles Ryle (1816-1900).

*Visite a Igreja Presbiteriana Silva Jardim - Curitiba/PR.
Av. Silva Jardim, 4155 – Seminário.
(41)3242-8375

Nenhum comentário:

Postar um comentário