"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



quarta-feira, 23 de setembro de 2020

“Alegrar-me-ei e exultarei em Ti”


“Alegrar-me-ei e exultarei em Ti”

Louvar-te-ei, SENHOR, de todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas. Alegrar-me-ei e exultarei em ti; ao teu nome, ó Altíssimo, eu cantarei louvores” (Sl 9.1,2).

Amados irmãos, há neste Salmo de Davi expressões de gratidão pelos favores que ele vivia a receber de Deus; mas ao recordar das misericórdias divinas já recebidas, ele se enche de ânimo à espera de socorro e auxílio nas emergências futuras; e com esse recurso ele abre a porta do coração em oração. “Louvar-te-ei, SENHOR, de todo o meu coração”.

Observemos em Davi, como os fiéis louvam a Deus sinceramente e sem hipocrisia, quando em busca da felicidade não se apoiam em si mesmos e nem se deixam dominar com arrogância carnal, mas se alegram exclusivamente em Deus; o que nada mais é senão buscar no favor divino a razão de sua alegria, ignorando qualquer outra fonte, já que em Deus consiste a perfeita felicidade. “Alegrar-me-ei e exultarei em ti”.

Devemos levar em conta quão imensa é a diferença e oposição entre o caráter do prazer que os homens se esforçam por encontrar em si mesmos e o caráter do prazer que buscam em Deus. Davi, procurando expressar mais vigorosamente como ele renuncia tudo o que poderia conservá-lo ou envolvê-lo em fútil deleite, acrescenta o verbo exultar, pelo qual ele expressa que encontra em Deus a plenitude de abundância da genuína alegria, de modo tal que não mais carece buscar nem ainda a menor porção dela em alguma outra fonte. Além do mais, é da maior importância lembrar que Davi põe diante de si os testemunhos da bondade divina que anteriormente experimentara, a fim de encorajar-se, pondo seu coração descoberto diante de Deus com a alegria máxima, e poder apresentar-lhe suas orações com santo fervor.

Aquele que começa sua oração, afirmando que Deus é a grande fonte e objeto de sua alegria, fortifica-se de antemão com a mais sólida confiança, apresentando suas súplicas àquele que dá ouvidos às nossas orações. “Alegrar-me-ei e exultarei em ti; ao teu nome, ó Altíssimo, eu cantarei louvores”.

Deus nos abençoe!

Pr. José Rodrigues Filho

*Resumo dos comentários de João Calvino (1509-1564).

*Visite a Igreja Presbiteriana Silva Jardim - Curitiba/PR.
Av. Silva Jardim, 4155 – Seminário.
(41)3242-8375

Nenhum comentário:

Postar um comentário