"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



domingo, 7 de março de 2021

“O INDIVÍDUO COMO UM TODO”


“O INDIVÍDUO COMO UM TODO”

“O coração tranquilo é a vida do corpo; a inveja, porém, apodrece os ossos” (Pv 14.30). “O coração alegre é um remédio, mas o espírito abatido adoece os ossos” (Pv 17.22).

Muito antes da medicina moderna e da psicologia, Provérbios ensinava que o bem-estar emocional estava ligado à saúde e ao bem-estar físicos. A inveja [...] apodrece os ossos, mas o coração alegre é um bom remédio. No entanto, hoje a especialização e a burocratização muitas vezes significam que o médico, o psiquiatra, o assistente social e o pastor acabam, cada um, tratando apenas de um aspecto isolado da pessoa, sem consultarem uns aos outros e sem ver o indivíduo como um todo.

O inglês Richard Baxter (1615-1691), ministro do evangelho, sabia já no século 17 que a depressão poderia estar enraizada em uma causa fisiológica, trauma emocional, culpa moral ou guerra espiritual com as forças do mal. Baxter não tinha conhecimento da ciência moderna. Ele sabia disso pelas Escrituras em geral e pelo livro de Provérbios em particular. A sabedoria santa se recusa a reduzir a depressão, por exemplo, a uma causa única. Ela não é causada simplesmente por uma substância química, ou por um problema moral, ou por algo de fundo espiritual. Todas as dimensões da nossa natureza estão geralmente envolvidas. É tolice reduzir a solução apenas a “tomar uma pílula” ou “arrepender-se”.

Você já adotou uma abordagem simplista ou reducionista demais para um problema e depois descobriu que ele era muito mais complexo – físico, emocional e espiritual ao mesmo tempo?

“Bendito Deus, tenho falhado por buscar soluções rápidas para os problemas. Bem sei que o mundo que criaste tem muito mais dimensões do que consigo conceber. Ajuda-me a ser paciente, a pedir muitos conselhos e a depender de ti para encontrar soluções para os meus problemas”.

Amém!

Pr. Timothy Keller

*Visite a Igreja Presbiteriana Silva Jardim - Curitiba/PR.

Av. Silva Jardim, 4155 – Seminário.
(41)3242-1115

Nenhum comentário:

Postar um comentário