"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



terça-feira, 15 de março de 2022

“DECIDI NADA SABER”


“DECIDI NADA SABER”

“Porque decidi nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado” (1Co 2.2).

Há quem interprete assim o que o apóstolo Paulo diz neste versículo: “Considerei de primeira importância não saber nada por meio dos meus próprios esforços, ou simplesmente pela razão de ter conhecimento”. Contudo, não considero fora de propósito uma interpretação diversa, ou seja, que Paulo afirma que nada considerou como conhecimento, ou substitutivo para o conhecimento, exceto Cristo somente. Mas, seja a primeira interpretação a ser aprovada, ou seja a segunda a mais satisfatória, equivale ao seguinte: “A razão por que me faltou ornamentos de linguagem, e meus argumentos não contaram com refinamento e sutileza, foi porque não corri atrás de tais coisas; aliás, desdenhei delas, porquanto uma só coisa me importava – proclamar Cristo com simplicidade”.

Ao adicionar o termo crucificado, o apóstolo não pretende dizer que não proclamava nada sobre Cristo senão a Cruz, e, sim, que a própria ignomínia da Cruz não o impedia de proclamar a Cristo. É como se dissesse: “O infortúnio da Cruz não me impedirá de contemplar Aquele que é a fonte da salvação, ou me leve a envergonhar-me de ter toda a minha sabedoria sintetizada nEle – Aquele a quem os orgulhosos tratam com desdém e rejeitam por conta da ignomínia da Cruz”. Portanto, o que ele diz dever ser explicado da seguinte maneira: “Nenhum conhecimento foi tão importante para mim que me fizesse desejar alguma outra coisa mais além de Cristo, mesmo que Ele estivesse ainda crucificado”.

Este é um versículo muitíssimo belo, e o que devemos cultivar ao longo de toda a nossa vida; e comparado a isso, tudo o mais deve ser considerado como nada.

Deus nos abençoe!

João Calvino (1509-1564).

*Visite a Igreja Presbiteriana do Brasil no bairro Fazendinha/Curitiba.
Rua Elias Karan, 150.
(41)3239-2123

Nenhum comentário:

Postar um comentário