"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Sete Alvos para 2013

SETE ALVOS PARA 2013
“Firma os meus passos na tua Palavra,
e não me domine iniqüidade alguma” (Sl 119.133).
Planejar parece ser uma imposição para quem deseja concretizar ideais. Deve ser reconhecido que muitas conquistas acontecem naturalmente e sem planejamento. Porém, as estatísticas demonstram que a regra geral é que os êxitos nas várias esferas do empreendimento humano começam com um bom projeto, contratação de uma equipe eficiente, monitoramento rigoroso e foco centrado no objetivo escolhido. Sem planejamento os alvos não são bem definidos, recursos e tempo são desperdiçados, a improvisação pode tomar conta do trabalho e a motivação inicial tende a desaparecer. É possível planejar na vida espiritual? Sim! Uma das principais características da vida cristã madura é a disciplina espiritual que se estabelece nas diversas esferas do relacionamento com Deus. Tendo isso em mente, é possível pensar em alguns alvos para 2013, os quais podem ser sugeridos a todo verdadeiro crente desejoso de avançar na sua caminhada de fé.

1. Aprofundar a vida devocional - Reconhecidamente muitos crentes fracassam na leitura bíblica diária e oram apenas nos momentos de agradecer as refeições. Um bom alvo para este ano pode ser separar um tempo para estar a sós com Deus todos os dias, lendo a Bíblia e falando com Deus (Js 1.8; Dn 6.10).

2. Frequentar mais os cultos da Igreja - Lamentavelmente, muitos professos e congregados faltam reuniões importantes. Todos precisam das reuniões de oração, mas apenas alguns participam com regularidade. Não parece agradável a Deus faltar a Escola Dominical para fazer algum trabalho ou estudar. Isso é profanar o Dia do Senhor (Hb 10.25).

3. Participar ativamente da evangelização - É muito louvável dar um bom testemunho em casa para parentes incrédulos, ter um bom comportamento diante de vizinhos ímpios e ser ético nas relações profissionais. Mas, isso não é tudo! É verdade que a vida fala mais alto do que mil palavras, mas você não acha que Jesus já sabia disso quando ordenou a seus discípulos que pregassem o Evangelho? A fé vem pelo ouvir (Rm 10.17) e não pela observação de um bom testemunho. Um bom alvo é escolher alguém, orar intensamente por tal pessoa e agir com sabedoria para achar a melhor forma de lhe comunicar o Evangelho (Mc 5.19,20).

4. Desfazer alguns laços estabelecidos com o pecado - Votos de santificação são sempre bem vindos aos olhos de Deus. Alguns crentes, novos e antigos, precisam acordar para tomarem algumas atitudes concretas que lhes permitam avançar na fé. Do contrário, ficarão patinando no gelo escorregadio da falta de santificação, às vezes perguntando ingenuamente porque não são abençoados nas questões estruturais da vida. Na família, no trabalho e na Igreja não há crescimento sem consagração. Uma sociedade duvidosa, um vício prejudicial, um hábito nocivo, uma inimizade desnecessária ou uma amizade dispensável, são alguns exemplos de rompimentos santos (Sl 1.1-3; Hb 12.14).

5. Procurar servir na causa do Senhor - Há muito trabalho simples para ser feito dentro da Igreja, mas de extrema importância para o crescimento espiritual da própria comunidade. Para tais serviços não há a necessidade de qualificação especial. Lamentavelmente, muitas dessas funções ainda estão sem trabalhadores, talvez por falta de um direcionamento mais rigoroso. Porém, regra geral, é acomodação pecaminosa. Trata-se da preguiça espiritual que prefere a ociosidade ao esforço perseverante. Um bom alvo para 2013 pode ser distribuir folhetos meia hora antes da Escola Dominical, por exemplo (1Pe 4.10,11).

6. Contribuir com mais fidelidade para a obra de Deus - Há crentes que ainda não descobriram o prazer de honrar a Deus com as primícias (Pv 3.9,10). Se falham nesta obrigação elementar, seria ingenuidade esperar que acertem em compromissos mais complexos. Também não vale tentar enganar a Deus com falsos dízimos, valores aquém do padrão familiar. Quem estabeleceu a contribuição material para o serviço de Deus foi o próprio Senhor (Dt 14.22-29) e isso por razões justas, espirituais e desafiadoras: estimular a gratidão, refrear o materialismo, manter o serviço sagrado, atender os necessitados e desafiar a fé. Essa é a única prescrição divina para o povo de Deus associada a uma prova de verificação (Ml 3.10).

7. Ser mais misericordioso com o próximo - Essa é uma resolução muito prática e ampla no seu alcance. Ser mais misericordioso com o próximo é algo que todos podem votar para si mesmos sem depender de qualquer ação excepcional de Deus. Pode ser ajudar materialmente uma pessoa necessitada, contribuindo regularmente para a sua manutenção ou emprestar-lhe uma quantia por ocasião de uma emergência. Pode ser agir com mais tolerância em relação aqueles que estão debaixo da sua liderança, em casa, no trabalho ou em qualquer lugar. Pode ser resolver uma mágoa com o cônjuge, um ressentimento com um parente, uma pendência com algum irmão em Cristo. Pedir e oferecer perdão são gestos essenciais relacionados com o exercício da misericórdia. Ser mais misericordioso é aproximar-se do caráter bendito de Jesus Cristo (Mt 9.35-38; 1Pe 2.21-25).

Mais fé em 2013 e boas resoluções!

Pr. João Eiró
Igreja Presbiteriana do Brasil
Cidade Nova - Ananindeua/PA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário