"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



sábado, 29 de outubro de 2016

Salvos Mediante a Fé

Salvos Mediante a Fé  
“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2.8,9).

Amados irmãos, não são poucos os que distorcem o conceito de salvação ensinando que a justificação dos homens diante de Deus pode se processar por intermédio das boas obras. 

Com um pouco de dedicação e estudo da Sagrada Escritura podemos perceber com exatidão quão distante esse ensino está da verdade. Os homens são salvos pela graça de Deus, e isso se dá mediante a fé em Cristo Jesus. “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2.8,9). 

“A fé justificadora é uma graça salvífica, operada pelo Espírito e pela Palavra de Deus no coração do pecador, que sendo por esse meio convencido de seu pecado e miséria e da incapacidade tanto sua como das demais criaturas, para restaurar sua condição de perdido, não só aceita a verdade da promessa do Evangelho, mas recebe e descansa em Cristo e em sua justiça, que lhes são oferecidos no Evangelho para o perdão dos pecados, e para que a sua pessoa seja aceita e considerada justa diante de Deus, para a salvação” (CMW, 72). 

O processo inteiro de salvação é um ato gracioso de Deus. Os homens são inteiramente dependentes da graça de Deus para corresponderem com fé em Cristo Jesus e serem destinados à vida eterna (At 13.48). A prática das boas obras é consequência essencial naqueles que foram justificados segundo o beneplácito da vontade, do amor e da infinita misericórdia de Deus. Toda boa obra praticada por nós deve ser o reflexo da nossa gratidão Àquele que nos salvou. 

Não tenha dúvida, os salvos são justificados pela fé em Cristo Jesus, somente. “O justo viverá por fé” (Rm 1.17). Mas fé sem obras não é fé verdadeira. A fé sem obras é morta” (Tg 2.26). A fé justificadora nunca anda sozinha; ela sempre vem acompanhada de boas obras (Tg 2.22). “Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas” (Ef 2.10). Amém!

Rev. José Oliveira Filho

*Catecismo Maior de Westminster, questão 72, Editora Cultura Cristã.

*Visite a Igreja Presbiteriana do Brasil no Champagnat
Rua Desembargador Otávio do Amaral, 885 – Curitiba/PR
(41) 3023-5896

Nenhum comentário:

Postar um comentário