"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

“Coração Purificado de Má Consciência”


Coração Purificado de Má Consciência
Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus, aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura. Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel” (Hb 10.19-23).

Um dos aspectos milagrosos da salvação em Cristo Jesus é o efeito purificador provocado em nossos corações. Na salvação o coração do salvo é “purificado de má consciência”. Aqui temos conceitos teológicos importantíssimos. A Lei do Antigo Testamento requeria sacrifícios com sangue para expiação de pecados. No Novo Testamento o sacrifício de Cristo na cruz consumou o que o sangue de animais apenas simbolizava. Os nossos pecados são imputados a Cristo, Ele pagou as penalidades requeridas pela Lei. A justiça perfeita de Cristo é imputada a nós, que cremos (Rm 4.22-24). Uma vez que por meio do Seu sangue derramado e por Sua morte na cruz Cristo Jesus pagou por nossos pecados, e uma vez que Sua justiça sem mácula foi creditada em nossa conta, Deus nos declara justos. Essa doutrina é conhecida pelo nome de Justificação. Isso não significa que o cristão pode continuar na prática do pecado e, ainda assim, manter o coração purificado de má consciência. “Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos?” (Rm 6.2). Um coração purificado de má consciência é uma dádiva de Deus, em Cristo Jesus, aos regenerados pelo Espírito Santo, aos revestidos de força e dignidade diante de Deus e dos homens. “Assim eu sirvo ao Deus de nossos pais, acreditando em todas as coisas que estejam de acordo com a lei e nos escritos dos profetas, tendo esperança em Deus, como também estes a têm, de que haverá ressurreição, tanto dos justos como de injustos. Por isso, também me esforço por ter sempre consciência pura diante de Deus e dos homens” (At 24.14-16). Assim como uma alma impura experimenta nesta vida os lampejos do inferno; um coração purificado de má consciência goza antecipadamente das delícias do céu.

Feliz Ano Novo!

Pr. José Oliveira Filho

*Visite a Igreja Presbiteriana da Silva Jardim - Curitiba/PR.
Av. Silva Jardim, 4155 – Seminário
(41)3242-8375

Nenhum comentário:

Postar um comentário