"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



domingo, 3 de março de 2019

Emoções Espirituais são Baseadas na Excelência Moral das Coisas Divinas

Emoções Espirituais são Baseadas na Excelência Moral das Coisas Divinas
"E clamavam uns para os outros, dizendo: santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia de sua glória" (Is 6:3).  

O que quero dizer por excelência moral das coisas divinas? Não estou me referindo àquilo que muitos entendem por "moralidade". Muitos usam essa palavra se referindo meramente ao cumprimento exterior dos deveres. Outros a usam para se referir às virtudes não espiritualmente motivadas que um incrédulo pode ter - honestidade, justiça, generosidade, etc. Quando falo de excelência moral, o que quero dizer é o tipo de excelência que pertence ao caráter moral de Deus. Noutras palavras, estou falando sobre a santidade de Deus. A santidade de Deus é a soma total de Suas perfeições morais - Sua retidão, verdade e bondade. (Deus tem outros atributos, tais como poder, conhecimento e eternidade, mas não os chamamos morais, pois não são qualidades do caráter de Deus).

Já mostrei que emoções espirituais surgem da beleza das coisas espirituais. Estou agora seguindo um passo adiante e afirmando que esta beleza é moral. O que um verdadeiro cristão ama nas coisas espirituais é a santidade. Ele ama a Deus pela beleza de Sua santidade. Não quero dizer que os cristãos não vejam beleza no poder, no conhecimento e na eternidade de Deus. Entretanto, nós amamos essas coisas por causa da santidade de Deus. Poder e conhecimento não fazem um ser amorável sem santidade. Quem veria beleza num homem perverso somente por ter poder e conhecimento? É santidade que torna essas outras qualidades formosas. A sabedoria de Deus é gloriosa por ser uma sabedoria santa, e não uma astúcia perversa. A eternidade de Deus é gloriosa por ser uma eternidade santa, e não um mal imutável.

Assim, amor a Deus deve começar pelo enlevo em Sua santidade, e não por Seus outros atributos. É da santidade de Deus que o restante de Seu ser deriva Sua beleza. Não veremos nenhuma beleza no conhecimento, poder, eternidade ou outros atributos de Deus a não ser que primeiro vejamos o puro encanto de Sua santidade.

Do mesmo modo que a santidade é a beleza da natureza de Deus, é também a beleza de todas as coisas espirituais. A beleza do cristianismo é por ser uma religião tão santa. A beleza da Bíblia é devido à santidade de seu ensinamento (Sl 19:7-10). A beleza de nosso Senhor Jesus é por causa da santidade de Sua Pessoa - "o Santo" de Deus (At 2:14). A beleza do evangelho é devido ser ele um evangelho santo, brilhando com a beleza de Deus e Jesus Cristo. A beleza do céu é a sua perfeição santa - "a santa cidade" (Ap 21:10).

Eu disse antes que Deus dá aos cristãos um novo sentido espiritual. Agora posso dizer-lhes exatamente o que esse sentido espiritual vê, sente e saboreia. É a beleza da santidade. Os incrédulos não podem ver essa beleza, porém o Espírito Santo tornou os cristãos conscientes dela.

As Escrituras indicam a beleza da santidade como o verdadeiro objetivo do apetite espiritual. Esse era o doce alimento do Senhor Jesus Cristo. "Uma comida tenho para comer, que vós não conheceis. A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra" (Jo 4:32 e 34). Temos também no Salmo 119 uma das passagens mais claras nas Escrituras sobre a natureza da verdadeira religião. Ela celebra a lei de Deus, que revela Sua santidade. Declara por toda sua extensão que a excelência desta lei é o principal objetivo do paladar espiritual (Vejam versículos 14,72,103,127,131, 162). Encontramos a mesma ideia no Salmo 19, onde o salmista declara que as santas leis de Deus "são mais desejáveis do que ouro, mais do que muito ouro depurado; e são mais doces do que o mel e o destilar dos favos" (v.10).

Uma pessoa espiritual ama as coisas santas pela mesma razão que a não espiritual as odeia - e o que uma pessoa não espiritual odeia nas coisas espirituais é precisamente sua santidade! Assim também, é a santidade das coisas santas que uma pessoa espiritual ama. Vemos isso nos santos e nos anjos nos céus. O que cativa suas mentes e corações é a glória e a beleza da santidade de Deus. "E clamavam uns para os outros, dizendo: santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia de sua glória" (Is 6:3). "Não têm descanso nem de dia nem de noite, proclamando: santo, santo, santo é o Senhor Deus, o Todo-poderoso, aquele que era, que é e que há de vir" (Ap 4:8). "Quem não temerá e não glorificará o teu nome, ó Senhor?... pois só tu és santo" (Ap 15:4). E assim como é nos céus, assim também deveria ser na terra. "Exaltai ao Senhor nosso Deus, e prostrai-vos ante o escabelo de seus pés, porque ele é santo" (Sl 99:5).

Podemos testar nossos desejos pelo céu por essa regra. Queremos estar lá pela santa beleza de Deus que ali brilha? Ou nosso desejo pelo céu é baseado numa simples ansiedade pela felicidade egoísta?

Medita estas coisas!

Jonathan Edwards (1703-1758)

*A Genuína Experiência Espiritual, Editora PES

*Visite a Igreja Presbiteriana da Silva Jardim - Curitiba/PR.
Av. Silva Jardim, 4155 – Seminário
(41)3242-8375

Nenhum comentário:

Postar um comentário