Confissão
de Fé de Westminster
Capítulo
XXVIII
Seção I. O batismo é um sacramento do Novo Testamento, instituído por
Jesus Cristo, não só para solenemente admitir na Igreja a pessoa batizada, mas
também para servir-lhe de sinal e selo do pacto da graça, de sua união com
Cristo, da regeneração, da remissão dos pecados e também da sua consagração a
Deus por Jesus Cristo, a fim de andar em novidade de vida. Este sacramento,
segundo a ordenação de Cristo, há de continuar em sua Igreja até ao fim do
mundo.
Mt 28:19; ICo 12:13; Rm 4:11; Cl
2:11-12; Gl 3:27; Tt 3:5; Mc 1:4; At 2:38; Rm 6:3-4; Mt 28:19-20
Seção II. O elemento exterior usado neste sacramento, é água, com a qual
um ministro do Evangelho, legalmente ordenado, deve batizar o candidato em nome
do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
At
10:47; 8:36-38; Mt 28:19
Seção III. Não é necessário imergir na água o candidato, mas o batismo é
devidamente administrado por efusão ou aspersão.
At
2:41; 10:46-47; 16:33; ICo 10:2
Seção IV. Não só os que professam a sua fé em Cristo e obediência a Ele,
mas os filhos de um ou de ambos os pais crentes, devem ser batizados.
At 9:18; Gn 17:7,9; Gl 3:9,14;
Rm 4:11-12; At 2:38,39
Seção V. Posto que seja grande pecado desprezar ou negligenciar esta
ordenança, contudo, a graça e a salvação não se acham tão inseparavelmente
ligadas com ela, que sem ela ninguém possa ser regenerado ou salvo, ou que
todos os que são batizados sejam indubitavelmente regenerados.
Lc 7:30; Êx 4:24-26; Dt 28:9; Rm
4:11; At 8:13,23
Seção VI. A eficácia do batismo não se limita ao momento em que é
administrado; contudo, pelo devido uso desta ordenança, a graça prometida é não
somente oferecida, mas realmente manifestada e conferida pelo Espírito Santo
àqueles a quem ela pertence, adultos ou crianças, segundo o conselho da vontade
de Deus, em seu tempo apropriado.
Jo
3:5,8; Gl 3:27; Ef 5:25-26
Seção VII. O sacramento do batismo deve ser administrado uma só vez a uma
mesma pessoa.
Tt
3:5
* O propósito do Batismo
é –
1 - Significar, selar e conferir àqueles a quem pertencem os
benefícios da redenção de Cristo. Portanto –
1.1 - Ele significa ou simboliza a “lavagem de regeneração e a
renovação do Espírito Santo”, por meio do quê são unidos a Cristo e feitos participantes
em toda a sua graça redentora.
1.2 - Cristo nisto sela a veracidade de seu pacto e desse modo
comunica a todos os beneficiários desse pacto e a graça significada para eles.
O propósito do Batismo é –
2 - Para que seja um sinal visível de nosso pacto de pertencermos
ao Senhor e de nos consagrarmos ao seu serviço, e por isso ele é uma pública
profissão de nossa fé e emblema de nossa obediência, e de nossa iniciação formal
na Igreja Cristã, bem como um símbolo de nossa união com nossos irmãos de fé.
Visite a Igreja Presbiteriana Silva Jardim - Curitiba/PR.
Av. Silva Jardim, 4155 – Seminário.
(41)3242-8375
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