"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



sexta-feira, 16 de outubro de 2020

“O SENHOR é Rei Eterno”


“O SENHOR é Rei Eterno”

“O SENHOR é rei eterno: da sua terra somem-se as nações” (Sl 10.16).

“O SENHOR é rei eterno”. Davi agora, como que tendo saciado os anseios de seu coração, expressa seu regozijo e sua gratidão. Ao chamar Deus, Rei eterno, ele apresenta um emblema de sua confiança e alegria. Com o título, Rei, ele reivindica para Deus o ofício de Soberano do mundo, e ao descrevê-lo como Rei eterno, ele prova quão absurda é a tentativa de confiná-lo dentro dos limites do tempo.

“Da sua terra somem-se as nações”. O significado é este: a terra santa, finalmente, foi expurgada das abominações e impurezas com que fora poluída. Constituiu-se numa terrível profanação o fato de a terra que havia sido dada por herança ao povo de Deus, e distribuída com os que o adoravam com pureza, passasse a nutrir os habitantes ímpios e perversos. Com o termo, nações ou pagãos, o salmista não quer dizer estrangeiros e os que não pertenciam à raça de Abraão segundo a carne, mas os infiéis que falsamente se vangloriavam de pertencer ao povo de Deus, justamente como hoje muitos que são cristãos nominais ocupam um espaço no seio da Igreja. Não é nenhuma novidade os profetas chamarem de apóstatas aos que se haviam degenerado das virtudes e vidas santas de seus pais, evocando o título de pagãos, bem como comparando-os não só com os incircuncisos, mas também com os próprios cananeus, que eram os mais detestáveis dentre todos os pagãos. “Veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Filho do homem, faze conhecer a Jerusalém as suas abominações; e dize: Assim diz o SENHOR Deus a Jerusalém: A tua origem e o teu nascimento procedem da terra dos cananeus; teu pai era amorreu, e tua mãe, heteia” (Ez 16.1-3). 

Davi, portanto, ao aplicar o desonroso título de pagãos, aos falsos e bastardos filhos de Abraão, rende graças a Deus por haver ele expulso de sua Igreja uma classe tão nociva. Com esse exemplo, somos ensinados que não é nenhuma novidade se em nosso próprio tempo virmos a Igreja de Deus poluída pelos homens profanos e irreligiosos. Devemos, contudo, rogar a Deus que purifique imediatamente sua casa, e não deixe seu santo templo exposto à execração de homens infiéis. 

Amém!

João Calvino (1509-1564).

*Resumo dos comentários, Salmo 10 - Edições Paracletos.

*Visite a Igreja Presbiteriana Silva Jardim - Curitiba/PR.
Av. Silva Jardim, 4155 – Seminário.
(41)3242-8375

Nenhum comentário:

Postar um comentário