"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



sábado, 17 de setembro de 2022

“BOAS OBRAS SÃO OS FRUTOS DA SANTIFICAÇÃO”

 

“BOAS OBRAS SÃO OS FRUTOS DA SANTIFICAÇÃO”

“Boas obras são aquelas que Deus ordenou em sua santa Palavra, e não aquelas que, sem a autorização dela, são inventadas pelos homens que, movidos por um zelo cego, nutrem alguma pretensão de boa intenção” (CFW – cap. XVI, seção I).

1. Para que uma obra seja boa.

1.1. Deve ser realizada de conformidade com a vontade revelada de Deus. Deus apresentou nas Escrituras inspiradas uma norma perfeita de fé e prática. Cada princípio, cada motivo e cada fim da ação certa, segundo a vontade de Deus, serão facilmente aprendidos pelo inquiridor devoto. Deus diz à sua Igreja. “Tudo o que eu te ordeno, observarás; nada lhe acrescentarás nem diminuirás”. (Dt 12.32; Ap 22.18,19).

2. Para que uma obra seja realmente boa.

2.1. Deve provir de um princípio de fé e amor no coração. Todos os homens reconhecem que o caráter moral de um ato é sempre determinado pelo caráter moral do princípio ou do pendor que o impele. Os homens não regenerados realizam muitas ações, boas até onde suas relações externas com seus semelhantes lhes interessam. Mas o amor a Deus é o princípio fundamental sobre o qual todos os deveres morais repousam, precisamente como nossa relação com Deus é a relação fundamental sobre a qual descansam todas as nossas outras relações. Se uma pessoa é alienada de Deus, se ela não está no presente exercício da confiança nele e amor por ele, qualquer ação que venha a realizar será carente do elemento essencial que caracteriza uma genuína obediência. Boas obras, de conformidade com as Escrituras, são os frutos da santificação, tendo suas raízes na regeneração. “Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas” (Ef 2.10). Tiago nos diz que a fé é demonstrada pelas obras; o que naturalmente implica que o tipo de obras de que ele fala procede tão-somente de um coração crente (Tg 2.14-22).

Deus nos abençoe!

A.A.Hodge (1823-1886).

*Confissão de Fé de Westminster Comentada, Ed. Os Puritanos.

*Visite a Igreja Presbiteriana do Brasil no bairro Fazendinha/Curitiba.
Rua Elias Karan, 150.
(41)3239-2123 

Nenhum comentário:

Postar um comentário