"SER CRISTÃO É TER MENTE E CORAÇÃO DE CRISTO".



sexta-feira, 9 de junho de 2023

“O AUTOR DA CONVERSÃO”


“O AUTOR DA CONVERSÃO”

“O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito” (Jo 3.6).

O autor da conversão é o Espírito de Deus e, portanto, ela é chamada de “santificação do Espírito” (2Ts 2.13). Isto não exclui as outras pessoas da Trindade, pois o apóstolo nos ensina que devemos bendizer o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, “que segundo a sua muita misericórdia nos regenerou para uma viva esperança” (1Pe 1.3). E Cristo é mencionado como aquele que concede “a Israel o arrependimento” (At 5.31). Contudo, esta obra é atribuída principalmente ao Espírito Santo, e por isso é dito que somos “nascidos do Espírito” (Jo 3.5,6).

Portanto, a conversão é algo que supera o poder humano. Somos “nascidos, não do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus” (Jo 1.13). Vocês jamais devem pensar que podem converter-se a si mesmos. Se tiverem de ser convertidos para a salvação, abandonem qualquer esperança de fazê-lo segundo a sua própria força. É uma ressurreição dos mortos (Ef 2.1), uma nova criação (Gl 6.15), uma obra de absoluta onipotência (Ef 1.19). Isto tudo não está fora do alcance humano? Se não têm nada mais do que aquilo que receberam na ocasião do primeiro nascimento – uma boa natureza, um temperamento humilde, etc. – estão longe da verdadeira conversão.

Na regeneração Deus implanta em Seus eleitos uma nova natureza conduzindo-os a conversão. O termo conversão é empregado geralmente para exprimir os primeiros exercícios dessa nova natureza. É a suspensão de velhas formas de viver para o início de uma nova vida. "E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas" (2Co 5.17).

Deus nos abençoe!

Joseph Alleine (1634-1668).

*Visite a Igreja Presbiteriana Silva Jardim - Curitiba/PR.
Av. Silva Jardim, 4155 – Seminário. 

Um comentário:

  1. Meu irmão. Eu me sindo emocionado ao ler uma postagem como essa. Fico convencido de que, de fato, "O próprio Espírito confirma ao nosso espírito que somos filhos de Deus". Romanos 8:16

    ResponderExcluir